segunda-feira, 1 de março de 2010

NÓS, PRIMATAS

O ESTERCO DO DIABO (II)

João Eichbaum

Noticia a Zero Hora que, enviando mensagem ao excelentíssimo e reverendíssimo senhor bispo Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o pastor alemão Joseph Ratzinger, mais conhecido como Papa Bento XVI, lembrando que a Quaresma é um período propício para a reconciliação com Deus, pediu aos fiéis para “se libertarem da escravidão do dinheiro”, a propósito do tema da “campanha da fraternidade”.
Bom, dois reparos.
Primeiro: os outros períodos do calendário cristão, que não a Quaresma, são menos “propícios para a reconciliação com Deus”? Será que durante a Quaresma o deus judaico-cristão está com o humor mais favorável para um papo-cabeça? E no resto do ano?
Segundo: é possível viver sem dinheiro?
Comecemos pelo Vaticano. Sem dinheiro, como viveria o Papa? Como sustentaria a guarda suíça, como conservaria as magníficas obras de arte de que se apoderou a Igreja Católica, prometendo a vida eterna para os artistas? E o fabuloso museu do Vaticano? E a preciosíssima biblioteca? A própria cidade do Vaticano, como sobreviveria? E os empregados, os padres, os bispos, as freiras que lá vivem, o que fariam sem dinheiro?
Que o papa nos mostre como é possível se livrar do dinheiro, começando por ele próprio. Faça ele uma experiência e depois nos passe a fórmula.
Nós, que não recebemos esmolas, nem doações, e jamais pilhamos impérios; nós, que precisamos trabalhar para viver, porque somos incapazes de inventar lorotas para engambelar as pessoas, prometendo-lhes que irão viver para sempre, desde que nos passem o “dízimo” de seus rendimentos, nós sabemos perfeitamente que, desde que o sistema de troca foi substituído pelo dinheiro, já não podemos viver sem ele.
Isso é escravidão? Sim, sem dúvida. A gente é escravo de tudo aquilo de que depende, e nós dependemos substancialmente do dinheiro, para viver.
O Papa, a exemplo de Jesus Cristo, não trabalha, não ganha o dinheiro biblicamente, isto é, com o suor do seu rosto. Há gente que trabalha para lhe passar dinheiro. É por isso que ele não se sente “escravo” do dinheiro.
Mas a inconseqüência verbal do papa vai mais adiante. Ele termina sua mensagem ao presidente da CNBB, pedindo as “melhores bênçãos de Deus” para seus irmãos e amigos do Brasil.
Então quer dizer que esse Deus tem todo o tipo de “bênçãos”, numa graduação que vai das piores às melhores?
Por isso é que há gente que não se arrisca a pedir bênção. Pode vir uma das piores.

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