sexta-feira, 4 de janeiro de 2019


ALGUÉM DEFECOU
João Eichbaum      
“Nenhuma baderna, ninguém defecou e nem urinou em público, não rolou maconha e nenhuma mulher mostrou os peitos caídos e nem o suvaco cabeludo.” É o que diz um texto jocoso, que circula nas redes sociais, celebrando a posse de Jair Messias Bolsonaro como presidente da república.

Sim, na verdade, ao que se tenha visto, “ninguém defecou e nem urinou em público”. Mas, na parte privada do Palácio do Planalto, acontecia algo que exalava a dejeto jurídico, enquanto lá fora o povo festejava o novo presidente, sem a presença de baderneiros profissionais movidos a pão com mortadela e xixi em qualquer parte.

Vocês se lembram de um tal de Marun, Carlos Marun? Um gordinho de olhos atônitos e cabelo espetado de gambá, deputado do MDB, que está sendo processado por improbidade administrativa, que fez de tudo para melar o processo de cassação do Eduardo Cunha, que usou dinheiro público para visitar o dito Eduardo na cadeia de Curitiba, que teve o mandato suspenso pelo STF, por obstrução às investigações contra si?

Pois, no currículo desse tal de Carlos Marun, Temer não viu obstáculos de índole moral, para tê-lo como braço forte do Executivo. Ao assumir a presidência, após a defenestração da Dilma, nomeou-o ministro da Secretaria do Governo.

Marun então desocupou sua cadeira no Legislativo para o bumbum do suplente. Como não se candidatou à nova eleição, agora, no fim do governo Temer, perdeu o mandato.

Mas Temer não deixou o amigo na mão. No dia 31 de dezembro, ao se descerrarem as cortinas da pantomima que se iniciara com a Dilma e terminava com o Temer, o diário oficial publicava dois atos: o da exoneração de Marun como Secretário de Governo, e o de sua nomeação para o cargo de conselheiro da Itaipu. Por essa função tão espinhosa, que consiste em duas reuniões mensais, e para cujo exercício só é necessário ter padrinho, Marun vai amealhar vinte e sete mil reais por mês.

Nas solenidades de posse do Presidente da República, cheias de pompas e circunstâncias, a Constituição federal é idolatrada, como se fosse um tabernáculo que abriga divindades. O presidente estende a mão e jura que vai defendê-la. Senão, nada feito.

Mas isso não passa de um ato da farsa democrática. Se assim não fosse, a Constituição não se prestaria como penico para dejetos jurídicos, proibidos expressamente no seu artigo 37. Ao aparecer em público pela última vez, recebendo seu sucessor, Temer, que jurou defendê-la, foi ruidosamente vaiado. Dessa vez deve ter pensado: agora estão me vaiando com razão. E, com o sorriso macilento de quem sabe que pisou em merda de gato, saiu andando...


Nenhum comentário: