sexta-feira, 19 de outubro de 2018


ELEIÇÕES
João Eichbaum
Arrogando-se a qualidade de elite intelectual com competência para julgar a aptidão dos outros, cronistas da grande mídia e palpiteiros de menor porte têm encarado maldosamente o resultado do primeiro turno das eleições. A conclusão deles, resumindo, é essa: os brasileiros escolheram os piores.
Mal se dão conta de que desceram ao nível do “analista” Pelé, para quem “brasileiro não sabe votar”. Com a diferença de que Pelé não recorreu a termos rasteiros, frivolidades, vocabulário baixo, como estão fazendo alguns palpiteiros, que se dizem professores e escritores.
Seu lúdico rancor contra o povo os levou a criar um vocábulo sem graça, que recende a humor bilioso: “classe mérdia”. Chulo, o neologismo acaba atraindo a paródia produzida pelo velho, mas sempre atual latim: “ex abundantia animi, os loquitur”.
Vejam a contradição, na qual desemboca o indigente raciocínio desses doutores. Eles enchem a boca para falar de democracia, mas insultam o povo, que dispensou tutelas para escolher seus candidatos. Que espécie de democracia conhecem esses senhores? O que significa democracia para eles? Só representam a democracia os candidatos que lhes calham no gosto? Os candidatos dos outros, não?
Até aqui, jamais se havia praticado a democracia, no seu lídimo sentido. Nessas eleições, foi o povo que, com independência, desdenhando do poder da imprensa e da sedução da propaganda milionária, mandou seu recado: chega de políticos profissionais, chega de coronéis, desterrem-se os vícios da república, revelados por arreglos com JBS, por encontros furtivos em porões e lancherias, fugas com malas cheias de dinheiro, dinheiro em cuecas e apartamentos.
Realmente, foi a classe média que deu o tom nesse pleito, elegendo candidatos de seu estrato social: Haddad, professor, e Bolsonaro, militar reformado. Foram banidos os viciados em politicagem Alkmin e Ciro Gomes, assim como a candidata profissional Marina, e ignorados os ricaços Amoedo e Meirelles – para ficar só nesses, que poderiam ter alguma chance.
Sim, senhores, o povo mostrou, pela primeira vez, fanática e freneticamente, o que é democracia: o direito de desafiar o destino, escolhendo livremente seus governantes. Quem pretender uma democracia na qual não se inclua o povo e, notadamente, a classe média, tem que voltar aos bancos escolares, para estudar história e uma coisa chamada etimologia.


Nenhum comentário: