quarta-feira, 21 de agosto de 2019


PENSAMENTOS DO RUI ALBERTO
Cronica dos Cômodos...
Aí você vai num stand de vendas de casas e apartamentos e pergunta:
- Quantos cômodos tem ?
Fosse isso lá pelo ano de 190, por todo o mediterrâneo, e ficariam indignados, porque um só cômodo seria demais...
Nesse ano O Império Romano era Cômodo (Commodus), filho do Marco Aurélio. Entrou em atrito com o Senado e caiu na boca do povo como depravado sexual. Grande admirador das lutas entre gladiadores, Cômodo organizou, em 192, uma série de combates, com duração de duas semanas, chegando a participar pessoalmente deles, usando roupas e armas semelhantes às de Hércules. Apareceu inclusive no senado vestindo essas roupas.
Foi nesse ano mesmo, que, em 31 de dezembro mataram o sujeito sem predicados com muitos complementos diretos e indiretos... E foi assim, segundo a Wikipédia :
"Diante da crise de legitimidade constante, o grupo de assessores mais próximos do imperador — que incluía o futuro imperador Septímio Severo, então governador da Panônia (e um dos 25 cônsules de 189), e seu irmão Públio Septímio Geta, governador da Dácia — resolveu-se pelo afastamento do imperador. Em 31 de dezembro de 192, a pedido da favorita de Cômodo, Márcia, um campeão de lutas chamado Narciso estrangulou o imperador durante o banho com a ajuda do seu raro cavalo albino. Todos que conspiraram contra a morte do Imperador foram executados exceto Dio. Cômodo foi então enterrado no mausoléu de Adriano. Sua morte violenta marcou o início de um período de grande instabilidade política em Roma.
Quando Septímio Severo se tornou imperador, Comodo foi divinizado."
Deve haver alguma estátua de santinho romano com o nome de São Cômodo comedido em cômodos sem dragões de Comôdo em comodato...
Talvez por essa genética cheia de genica a Itália, com sede em Roma, esteja enfrentando uma séria crise política...
RR

Leia mais em "bar do chopp Grátis"

Nenhum comentário: