sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


A MODA, SEGUNDO O PAPA
João Eichbaum

A moda em Sodoma era a sodomia. O Ló estava sentado junto à porta da cidade, desocupado, pensando na vida, num fim de tarde. Botava os olhos no nada, quando do nada surgiram dois anjos. Conversa vai, conversa vem, e Ló convida as lindas criaturinhas a se hospedarem em sua casa.

Os anjos queriam dormir na praça, mas Ló insistiu tanto, que eles acederam. E lá se banharam, lavaram os belos cabelos cor de fios de ovos. Depois da ceia, já prestes a se recolher, se deram conta de uma bagunça lá fora: a casa do Ló estava cercada de marmanjos.

Tinha corrido pela cidade a fama da beleza dos dois rapazes lá hospedados. E o boato de que havia carne nova na praça atiçou a turma. Tanto jovens com a testosterona em alta, como velhinhos broches, mas tarados, estavam organizando fila para se servirem dos belos mancebos.

O tumulto chegou a tal ponto que Ló, para acalmar o pessoal, lhes ofereceu suas duas filhas, solteiras e virgens. Não adiantou. A bíblia não diz, mas quem gosta de mulher tem o direito de supor que uma era zarolha e a outra capenga. E por isso os homens recusaram a oferta. Eles só cobiçavam os rapazes vindos do céu, com aquela cascata de cabelos loiros, a pele dourada como copo de chope e os olhos atraentes, de um azul calcinha.

Mas os anjos estavam ali para executar as ordens de Deus, cumprindo os mandados do furor divino. O resultado está em Gênesis, 19: Sodoma e Gomorra sumiram para sempre, abaixo de fogo e de enxofre. E daquela destruição, a única coisa que sobrou para a história do homem e do mundo foi parar no dicionário etimológico: sodomia.

Agora foi divulgada uma entrevista em que o papa diz: “para a sociedade, o homossexualismo é moda”. De certo ele se baseia em Sodoma para dizer isso. Mas hoje em dia, não dispondo de tanto enxofre, Deus não iria pôr à prova o sexo de seus anjos. Ainda mais que o fogo na Grécia, em Portugal e na Califórnia, os terremotos, os vulcões e tsunamis pelo mundo afora, além da Aids, não produziram efeito nenhum contra os traseiros siliconados.

Então, séculos e séculos depois, a moda de Sodoma volta a estar em alta. Só que, dessa vez, para dividir a humanidade em dois tipos: quem não é sodomita é homofóbico.

Nenhum comentário: