quinta-feira, 5 de março de 2009

QUEM É QUE ADMINISTRA ISSO TUDO?

João Eichbaum

Tem gente que acredita na existência de um ser superior, a quem chamam de “Deus”. Para esse “Deus” rezam, pedem, agradecem, prestam louvores e lhe atribuem a criação e a administração do mundo.
Se o mundo fosse uma beleza, com tudo funcionando certinho, no lugar, tudo bem.
Mas, ao contrário, o que se vê é injustiça, miséria, opressão, ladroagem e, nas mãos alguns poucos, muita riqueza.
Portanto, gente, o mundo não é uma beleza. A própria natureza é indomável, cega, raivosa, arma tempestades, incêndios, secas, enchentes, mata inocentes, destrói a vida de crianças, etc..
Ou seja, não há quem administre os homens, nem a natureza. Deus nenhum iria permitir injustiças, misérias, opressão, fome para muitos e riqueza para poucos. Os que acreditam na existência de um “Deus”, outra coisa não fazem senão ultrajar esse “Deus”, a quem atribuem o poder de tudo, culpando-o, contraditoriamente, pelo mal que acontece à maioria da humanidade.
Hoje, por exemplo, os jornais noticiam uma selvageria praticada, em Porto Alegre, por marginais, que moram debaixo de uma ponte, contra um indefeso homem que se atreveu se abrigar no mesmo local. Espancaram-no, chutaram-no, jogaram-lhe pedras e só o deixaram porque, tendo ele desmaiado, o imaginaram morto. Por nada. Por pura maldade.
Os mesmos jornais noticiam que o Diretor Geral do Senado – nomeado pelo Sarney, naturalmente – enriqueceu do dia para noite e construiu uma mansão de dar água na boca de qualquer empresário rico deste país.
Então, meus amigos, dá pra acreditar que algum “Deus” esteja administrando tudo isso: a miséria de quem mora debaixo da ponte e a ostentação de quem se apodera do nosso dinheiro?
É para tentar justificar sua animalidade que os homens inventam deuses.

Nenhum comentário: