quinta-feira, 12 de março de 2009

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

É DISSO QUE O POVO GOSTA

João Eichbaum

Leio nos jornais que os funcionários do Senado prepararam um “ desagravo” para a despedida do ex- diretor geral daquela casa, que abriga Sarney, Collor de Melo, Renan Calheiros e outros, menos votados, mas da mesma estirpe. O ex-diretor geral não é ninguém menos do que um tal de Agaciel Maia, que fez concurso para “datilófrafo” e acabou enriquecendo, levado pelo Sarney ao nicho dos melhores salários, construiu, com o nosso dinheiro, uma bela mansão, assim como um outro construiu um castelo.
Diz a notícia que o Maia “foi abraçado e afagado por mais de 250 servidores na entrada do Congresso” e que “com celulares os funcionários tiravam fotos para guardar de lembrança do chefe bonzinho”.
É, nunca tive dúvida disso: o povo gosta de corrupção e de mentiras. E é por isso que a política, no Brasil, sempre foi, para mim, sinônimo de semvergonhice. É por isso que qualquer semvergonha, qualquer analfabeto, qualquer chinelão, é eleito deputado, senador, prefeito, governador, presidente da república, senador, etc. Basta que saiba mentir e roube, mesmo que não saiba roubar: aí o povo aplaude e reelege o safado, tantas vezes quantas ele quiser.
Quando alguém, enrascado mais dos que os seus companheiros na corrupção, tem o mandato ameaçado, ele renuncia. Renuncia porque tem certeza de que o povo, tão safado quanto ele, o reelejará.
É assim que funciona essa coisa, chamada Brasil.

Nenhum comentário: