quinta-feira, 24 de março de 2011

A BÍBLIA LIDA PELO DIABO

João Eichbaum

GÊNESIS

A CRIAÇÃO DO CÉU e da TERRA e de TUDO QUE NELES SE CONTÉM

1 No princípio, criou Deus o céu e a terra.


Peraí, gente fina! Sem frescura. No princípio de quê? Não to bêbado, li tudo direitinho. Antes, não tinha nada? Nem Ele, o chamado Deus? Quando é que começou esse princípio? Apareceu assim duma hora pra outra?
Quem é que me explica? Que “princípio” seria esse? Se Javé, também conhecido como Deus, é chamado de Incriado, isto é, que não foi criado por ninguém - como pode haver um “princípio”?
Quem é eterno é eterno, isto é, não tem princípio nem fim.
O que fazia Ele, até então, se não foi criado, se não tinha idade, se é eterno, se existiu sempre? Bocejava aborrecidamente? Se espreguiçava? Estava sentado nas implacáveis arquibancadas da eternidade, olhando o nada e coçando o saco, que não há de ser pequeno, desocupado? Farto da rotina, do “nada que fazer”, do “bem-bom”, bem a gosto da humanidade, que odeia o trabalho, estava saindo em busca de platéia, da popularidade de que goza hoje? Ou, sem ter consultado o horóscopo, estava simplesmente num dia azarado?
Olha, véio, eternidade é pra sempre, uma coisa impensável pra quem é limitado: não começa, nem termina, sacou?
Não tá bem contada a história.. Não se trata de no princípio, mas, lá pelas tantas, o Velho Javé deve ter sentido uma vontade esquisita, um impulso não identificado, tipo tesão sem limites para inventar besteiras, uma paixão própria dos deuses, que o fez sair daquele marasmo de ídolo de si próprio. Afinal, se Ele existiu desde toda a eternidade, sozinho, esplendoroso e feliz, bem na foto e - como seria da índole de sua divindade - tinha uma cabeça sempre funcionando, um currículo invejável e uma personalidade bem resolvida, sem crises, sem nada para reclamar da vida, não haveria motivo algum para se complicar, criando o mundo e, conseqüentemente, os homens, a malha fina do Imposto de Renda, o Lula, o Chaves, o Sarney, o Kadaffi, o esperma do elefante e o bichinho da goiaba.
Das duas, uma: ou Ele precisava criar alguém pra discutir a relação, ou queria simplesmente se divertir com os padres, com o Santo Padre o Papa, com os rabinos, com Maomé e os muçulmanos, com Buda e outros tantos, ouvindo idiotices, pra quebrar a rotina da eternidade.
Então, devidamente corrigida a circunstância de tempo, sigamos adiante. Lá pelas tantas, Deus botou sua energia a funcionar, criou o céu e a terra, ou seja, buscou o escândalo, misturando pureza e desvario, equilíbrio e loucura, miséria e felicidade, maldade e inocência, sem pensar antes, se valeria à pena investir nessa cacaca toda.

(continua)

Nenhum comentário: