terça-feira, 1 de março de 2011

COM A PALAVRA, HUGO CASSEL

TURISMO E FUTEBOL II
Hugo Cassel – Abrajet –SC

As matérias “Turismo e Futebol” e “Jornalismo Político” publicadas neste mesmo espaço deveriam ser isoladamente uma visão isolada e definitiva sobre a importância de considerar essas áreas intimamente interligadas. Data Vênia porém os últimos acontecimentos envolvendo polemicas decisões da CBF, da Diretoria do Flamengo e de outros clubes integrantes do Clube dos 13, e a Rede Globo ratificam sem sombra de dúvidas, a lamentável situação do futebol brasileiro, que alguém já disse: “evoluiu apenas do túnel para fora”.

É triste verificar que pessoas da mais alta responsabilidade como Ricardo Teixeira Presidente da CBF e futuro candidato à FIFA e seu sogro João Havelange, ex-mandatário da entidade, venham a público, um, invertebrado e covarde, sócio do Flamengo declarar seu clube, campeão de jogo que não foi jogado, e contrariar decisão da justiça, passada em julgado. O outro com evidente intenção de apoiar o ex-genro, saindo de sua caduquice condenando a existência do Clube dos 13, entidade que aceitem ou não, colocou ordem nas transmissões de futebol e encheu de dinheiro os cofres dos clubes. Tudo isso para favorecer a Rede Globo, que exibe os jogos nos horários que bem entende, dos clubes que bem entende, com a criminosa preferência por Flamengo, Corintians e outros grandes do Rio e São Paulo.

A ridícula briga pela “Taça das Bolinhas” objeto do desejo do Flamengo mostra bem a que ponto chegamos na política esportiva. Essa gente toda pode pensar que esses assuntos são de “economia interna” do futebol brasileiro e que nada têm a ver com o turismo, mas a realidade é bem outra. O mundo inteiro acompanha essa vergonheira no país que pretende fazer uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Vai lá que os turistas não tenham informações, sobre locais, transporte e segurança. Que o Ricardo Teixeira resolva “declarar campeã” alguma seleção de sua preferência ?

Algumas vozes já se levantam pedindo uma investigação do CADE e do Ministério Público, sobre os desmandos da CBF e, da Globo. Suas emissoras recebem uma concessão do governo e o que se tem visto é a divulgação permanente de baixarias imoralidade, atingindo inclusive a juventude e, causando sérios riscos futuros. Para a “poderosa tudo vale a pena” desde que possa faturar alto em cima da ignorância de parte do público. Investigação? Assino em baixo, desde que o CADE e o MP não sejam do Flamengo.

Nenhum comentário: