sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COM A PALAVRA HUGO CASSEL

ENTRE COLUNAS

Passada a eleição e conhecidos os vencedores, parece que o país ficou à deriva e sem comando, gerando na população incertezas e duvidas sobre o que acontecerá a partir do dia primeiro de Janeiro. De 31 de outubro a 31 de dezembro navegamos em um “buraco negro”. As perspectivas não são nada animadoras ao se constatar que a velha quadrilha que nos desgoverna a 8 anos, tem tudo para continuar, e mais do que isso incorporar mais alguns milhares de membros que exigem sua parte, no já descarnado corpo do dinheiro público.Essa inquietação atinge vários setores da sociedade. Entre estes a Maçonaria. Já algum tempo membros da Ordem, se debatem entre o dever de obedecer seus Landmarks que proíbem a discussão e ação política e ordenam : “Erguer templos à virtude e cavar masmorras ao vicio”. O argumento é que a maçonaria em toda sua história sempre participou da política. No Brasil ,foi no passado peça importante nas transformações sociais, e sociológicas do país. Ilustres maçons desde o império até a república foram ativos partícipes na construção da história democrática brasileira


EDUCAÇÃO

De minha parte tenho sempre repetido que a Maçonaria é a mais fantástica Universi

-dade de Educação Espiritual e moral do planeta. Assim sendo não pode dispensar a idéia de discutir os problemas da sociedade da qual faz parte. Se isso é política, então vamos sim, discutir a política, não só da Educação como qualquer outro setor que envolva os direitos do cidadão. Santa Catarina tem liderado, corajosamente essa missão através do Grão- Mestre Rubem Ricardo Franz (GOSC) , Presidente da COMAB (Confederação Maçônica Brasileira). Em Agosto passado na 84 Assembléia Geral Extraordinária

da COMAB, foi elaborada a “Carta de Recife” onde entre outras coisas são convocados todos os maçons, para que se engajem na ação de melhorar os costumes políticos em nosso país. Vários catarinenses, maçons foram eleitos para a Câmara Federal e Estadual ajuntando-se a outros reeleitos. Diz o Grão Mestre:”- Estes precisam entre outros assumir o compromisso efetivo com a educação e a cidadania e assim consolidar um processo de construção de uma nação livre, onde o povo seja dotado de consciência para escolher o melhor para si e os seus.”-É o recado para Espiridião Amin, Jorginho Melo, Onofre Santo Agostini , Jorge Boeira, Jean Kuhlmann Jose Nei Ascari , e Joares Ponticelli. Mais de 600.000 catarinenses acreditam ter votado certo. O futuro dirá.

TURISMO

Plano Catarina- O plano é um guia que concretiza os desejos e aspirações de todo o setor envolvido com a turismo. Agora é o momento de passar para á ação, colocando o “Plano Catarina” em prática, ou melhor passar do” dito ao feito”-Assim se apresenta o “folder” elaborado pela Secretaria de Turismo, Santur e Funturismo.A visão antecipada é para 2020. Penso que deveria ser já para 2014 quando certamente vai duplicar o numero de turistas. Até lá espero que encontrem em nossa praia central, banheiros decentes, chuveiro, e lava-pés.

FUTEBOL

1-COCHA-(ou será Coxa?) merecida conquista. Espero que tenha aprendido a lição que o AVAÍ esqueceu.2- RENATO PORTALUPI –Conheço desde que o padeirinho jogava em Bento Gonçalves. Sempre foi problema. Nem ele nem qualquer treinador vale meio milhão por mês. MUNDIAL FIFA- O Inter gaucho já acha campeão. De minha parte porém acho que ABU não DÁ BI pra eles.

Nenhum comentário: