terça-feira, 25 de abril de 2017

ESQUEÇA
João Eichbaum

É chegada aquela hora em que você descobre a inutilidade da razão. Por mais que você lhe dê tratos, ela não consegue lhe responder, tendo como ponto de partida a escala dos valores, pelos quais se avalia o comportamento dos seres humanos: por que o cidadão cumpre o seu dever, mas o Estado não?
Faltam só três dias para acabar com sua tortura. O que eram horas de lazer se tornou tempo de desprazer: o horrífico imposto de renda. Eis que o termo final se aproxima e você sabe que, na última hora, tudo pode acontecer. No último dia, a internet fica congestionada, o computador congela, e você sente aquele suor frio, contando as horas, e depois os minutos, que o separam da multa.
Claro, você deixou para os últimos dias, porque nada o entusiasmava, nada o convidava à pressa. Quem é que tem pressa para pagar? E agora você descobre que abril é o pior dos meses do ano, o mês que passa mais depressa, porque o Leão da Receita Federal passa suas patas enormes nas folhas do calendário.
Já que é chegada a hora de se entregar à inglória tarefa de confessar tudinho à Fazenda Nacional, e o que mais lhe dá vontade é de beber, putear e blasfemar, o único recurso que lhe resta é escapar do fardo das más lembranças, porque a razão não lhe dá motivos de alegria.
Esqueça que você está declarando rendimentos. Você está apenas declarando o quanto ganhou para sustentar sua família, para educar seus filhos, para lhes dar saúde, para lhes garantir segurança. Você está apenas declarando o quanto ganhou para sobreviver e para pagar também IPTU, IPVA, ITBI, IPI, ISSQN, taxa de luz, taxa de água, taxa de lixo, ICM nos remédios, na comida, no lazer, no prazer, em outras miudezas do cotidiano, enfim.
Esqueça. Não pense nas indecências que esperam pelo seu dinheiro. Esqueça que ele vai pagar o esplendor da existência para a Marcela e o Michelzinho. Que ele vai pagar diárias, verbas de gabinete, transporte, subsídios, planos de saúde, aposentadorias, cabos eleitorais e coisas impublicáveis de deputados e senadores. Esqueça que ele vai sustentar a vagabundagem do MST, as bacanais da UNE e de outros profissionais da baderna.
Esqueça que você está pagando por alguma coisa que nunca irá receber.  Esqueça que sem imposto não haveria auxílio-moradia para juízes, promotores, procuradores. Esqueça que você paga por uma previdência precária, instável, que pode mudar de uma hora para outra, deixando sua velhice entregue às mãos do destino.
Esqueça, enfim, que você vive num país loteado por políticos, empresários e outros sacanas sem qualificação, que usam para negócios infames o dinheiro que a Fazenda  assaca de você. Esqueça tudo isso. É a única maneira de não ter pena de você mesmo e de fugir da implacável perseguição do fisco, que só pega peixes pequenos, da sua estatura.



Nenhum comentário: