sexta-feira, 7 de julho de 2017

O SÉTIMO MANDAMENTO
João Eichbaum

Na hora do aperto, na hora do pega pra capar, o cara apela para o primeiro santo que aparece. Tanto para curar câncer de próstata, como para vestir a toga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Seja o que for, o sujeito até abre mão de sua crença, em troca de meio mais eficaz do que reza pra santo.

O hoje ministro Edson Fachin, que é um homem de oração e de sacristia, pegou carona, segundo as más línguas, no andor de um padroeiro de carne e osso, o Ricardo Saud. Para quem não se lembra ou não sabe: esse senhor era o executivo todo poderoso da JBS, encarregado das propinas.

Ao invés de se ajoelhar aos pés do altar e de fazer promessas de missa, velas ou comunhão todas as primeiras sextas feiras de cada mês, Fachin, acompanhado do executivo, peregrinou por gabinetes de parlamentares que tinham o poder de recomendá-lo como ungido. E chegou lá. Todo mundo sabe disso.

Quer porque sua vida tenha sido escolhida para fazer parte de um roteiro assinado pelo destino, quer por razões que tramitem secretamente entre o céu e a terra, o certo é que foi cair no colo do Fachin a delação da JBS.

E a parte maldosa do enredo do destino, se é que foi o destino, é a que inclui, na trama, o Rodrigo Loures como personagem escalado para carregar uma mala com quinhentos mil reais, a serviço do já mencionado Ricardo Saud. Fachin teve que mandar prender o dito personagem.

Loures passou por maus momentos. Primeiro o ameaçaram de morte, no presídio da Papuda. Transferido para a carceragem da Polícia Federal, foi jogado às traças. Trancafiaram-no numa cela sem chuveiro e sem o buraco de boi, aquele que recebe as partes despachadas pela bexiga e pelos intestinos.

Nesse interim, a rotina do STF levou para a Turma do ministro Edson Fachin o julgamento de “habeas corpus” em favor de uma mulher: uma infeliz, acusada de furtar desodorante e alguns chicletes num supermercado. Fachin negou-lhe a liberdade. Aplicou nela a letra fria do artigo sétimo dos dez mandamentos promulgados por Moisés: não furtarás.

Já a história de Rodrigo Loures teve outro desfecho. Quando soube das condições a que ele estava sendo submetido, sem banho e sem buraco do boi, Fachin o mandou para casa, com tornozeleiras. Certamente o fez, inspirado na jurisprudência de Jesus Cristo: atire a primeira pedra quem nunca pagou propina.

Antes de sumir no recesso de julho, soube-se que o ministro chamou o bispo auxiliar de Brasília para lhe benzer o gabinete. Talvez o mova a esperança de que seu anjo da guarda não faça carinha de nojo, ao ver, de agora em diante, pobres mofando na cadeia e ricos nadando no dinheiro sujo.



Nenhum comentário: