terça-feira, 21 de novembro de 2017

DEMOCRACIA SEM POVO
João Eichbaum

Quando os vândalos do MST invadem uma propriedade, nunca encontram lá a polícia armada e preparada para os repelir. Ninguém os recebe com gases, jatos d’água, balas de borracha. Os proprietários que se virem, que entrem na Justiça e esperem sentados, para não cansar.

Mas não é bem assim, quando o povo quer ver e ouvir, ao vivo e de corpo presente, os deputados que elegeu; quando quer fiscalizar aqueles que enchem a boca para dizer que representam o povo.

Quando a verdadeira democracia se põe em pé, o discurso é outro. Aquele substantivo de origem grega, tão elogiado, tão exaltado, tão forte e poderoso para repelir a mais remota ideia de um Estado totalitário, deixa de existir, de repente, se o povo, sem o qual não há democracia, resolve entrar numa Assembléia Legislativa.

Ah, não, assim não. Se não quiser ser tratado como um leão em fúria, o povo que fique do lado de fora, não tente botar os pés naquela augusta casa. Pau no povo, polícia nele, jatos d’água, bala de borracha, qualquer coisa que sirva à segurança dos deputados, que lá não estariam, se não fosse o povo.

O povo, na hora de cobrar, é um perigo para a democracia. A outra conclusão não se pode chegar, depois daquela truculência da polícia contra o povo, que queria entrar na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, para conferir quantos e quais são os deputados que gostam de corrupção.

E, como se não bastasse a violência, os deputados partiram para o embuste: convocaram os funcionários da casa à ocupação de todos os lugares destinados à assistência. Assim, o povo não seria repelido por ser o povo, mas por não haver lugares disponíveis, para o distinto povo, senhoras e senhores.

De modo que, sem o povo, os deputados puderam agir como agem os salteadores, aproveitando a ausência dos donos da casa: vilipendiaram o mandato. Tomaram para si o que era do povo, o direito de fiscalizar seus mandatários.

Por 39 votos contra 19, os deploráveis personagens de mais uma história de malfeitos dessa República transformaram a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em valhacouto: livraram da prisão seu presidente Jorge Picciani e os deputados Paulo Melo e Edson Albertassi, acusados de corrupção.

Quer dizer: o povo, além de apanhar, não ganhou a senha para abrir a caverna construída pela Constituição Estadual do Rio, que acoita os Ali Babás cariocas e seus sequazes.  Que, no caso, eram trinta e nove.


Nenhum comentário: