sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

OCCLUSUM OS BUFONEM NON SORBET *
João Eichbaum
O desembargador presidente do TRF da 4ª Região pediu e levou. Demorou um pouco, mas levou. Sua Excelência compareceu nos noticiários, bem na foto, com seu cabelo lustroso devidamente iluminado, dando entrevistas, tão logo aportara naquele tribunal o processo do Lula.
Para quem conhece não só a tramitação dos processos como as atribuições dos presidentes de tribunais e a deontologia judiciária, soou desastrada a opinião do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz sobre a sentença do referido processo. Menor não seria a encrenca provocada por palpite do diretor de árbitros da FGF sobre escore de Grenal no gauchão.
“A sentença é irretocável” disse o presidente da TRF da 4ª Região. Como assim “irretocável”? A cana é aquela mesma que o Moro decretou? Com base em que lei, com assento em que estatuto, o presidente de um colegiado judiciário se arroga o direito de falar sobre um processo, que ainda está “sub judice”, e sobre o qual aquele magistrado não tem jurisdição?
Não lhe ocorreu que quem decide é um órgão judicante daquele Tribunal, ao qual é assegurada autonomia plena? Não lhe ocorreu que aos juízes é vedada qualquer manifestação sobre processos entregues à jurisdição de outros juízes? Que o juiz não deve dar palpites? Ignora Sua Excelência que a única sentença irretocável é da ação rescisória na última instância?
Agora, o senhor Carlos Eduardo Thompson Flores teve a resposta que seu palpite mereceu. No torvelinho das manifestações e dos alvoroços que precedem seu julgamento em segunda instância, Lula mostrou mais tendência para estorvar do que para ser estorvado.
"Eu acho estranho um juiz dizer que não leu a sentença do Moro, mas dizer acreditar que ela é irretocável", disse ele para uma plateia de mais de 900 expectadores. E aproveitou a deixa para desancar na árvore genealógica do desembargador: “ele é bisneto do coronel que ordenou a invasão de Canudos, na Bahia, e que resultou na morte do líder local Antônio Conselheiro”.
Matreiro, arguto, experiente animador de massas estropiadas, Lula não teve pedigree para ganhar um lugar ao sol.  Mas, formado na escola da vida, a única que ainda usa vara contra quem não aprende, ele dispensa diploma para rebater disparates. E em sua vida de peladeiro, talvez nunca tenha recebido tão boa bola picando...
*Tradução: “boca fechada não engole sapo”



Nenhum comentário: