quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

CRÔNICA DE NATAL
João Eichbaum


Sou cristão porque me batizaram, quando era muito pequenininho e ainda não sabia dizer “não”. Devo ter esperneado, na hora do batismo, com água fria e sal na testa, devo ter me borrado e mijado na rica fralda que a minha mãe preparou para o batismo, pobre de mim, mas nem o padre nem meus padrinhos entenderam a minha linguagem. Hoje, não tenho dúvidas, esperneei, berrei, e me borrei porque não queria ser cristão.
Que me perdoem os cristãos, os que vão à missa, os que acreditam nos padres, nos bispos, no papa e outros que tais, mas não me sinto muito à vontade em sendo cristão, exatamente porque me impuseram uma religião goela abaixo, não respeitaram os meus esperneios, berros, puns e cagadas, não entenderam, quando eu quis dizer “parem com isso, seus fiadas putas”.
Foi uma baita sacanagem, isso foi. E depois disso, em nome do cristianismo, ainda me proibiram de fazer sacanagens com as menininhas eternamente primaveris, de quem eu sempre gostava e com os mulherões dos outros, as quais sempre encheram meus olhos e estiveram na mira da minha admiração.
Mas, agora, o que fazer? Sou cristão e pronto. Não tenho como reverter o batismo.
E por ser cristão, conquanto não acredite em presépios com ovelhinhas e vaquinhas, menininhos Jesus de olhos azuis e degolação de crianças (embora quando ouço berros das mesmas na vizinhança, me lembro, saudosamente, do Herodes), caio na onda dos presentes e abraços, e tenho que ouvir “feliz natal”, sem querer, a toda a hora e receber cartões (sim, por incrível que pareça, tem gente que ainda usa os Correios e escreve cartões e me manda e eu tenho que botar tudo no lixo) e e-mails com a frase, eternamente recorrente, “feliz natal”. E tem gente que até me deseja um “abençoado natal”.
Mas suporto, pacientemente, tudo isso e olho, pacientemente, o povo se atropelando nas ruas e lojas, porque é Natal e é sempre no Natal que tomo o penúltimo porre do ano, lembrando que sou cristão.
À saúde de todos vocês.

Nenhum comentário: