quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

E A MAIORIA AINDA ACHA QUE NÃO É MACACO

João Eichbaum

Lúcido e inteligente, meu colega Adair Philippsen publicou na ZH de ontem um excelente artigo, intitulado “Lições de Outros Animais”. Encabeça o texto uma citação de Ernesto Sabato: “os animais são melhores do que nós”.
Lendo o artigo de Adair Philippsen, não há como não lembrar de Charles Darwin e concluir com a mesma idéia de Ernesto Sabato: nós, os macacos humanos, somos os piores animais.
Em resumo, Philippsen discorre sobre o respeito que os outros animais têm pela natureza que os sustenta e sobre o equilíbrio que disso resulta para eles, equilíbrio esse demonstrado no pleno funcionamento do meio ambiente, sem necessidade de leis, de polícia, de governo, de deputados e juízes ou de advogados especializados em direito ambiental.
Mas o macaco chamado homem não age assim. Mesmo com polícia, leis, regulamentos, Ibama e tudo o mais, ele não respeita a natureza. O dinheiro sempre fala mais alto, a corrupção, que não existe entre os animais, se encarrega de facilitar o descumprimento das leis.
Os “grandes empreendimentos” imobiliários e a ânsia de exibir riqueza e poder estão acima de tudo e comandam as barbaridades: destroem-se florestas, rouba-se o espaço das águas, dinamita-se a montanha assentada na pedra milenar, sem falar na destruição pela química, em nome da tecnologia e do progresso.
Sim, o macaco homem é o pior, exatamente por ser o mais burro de todos os animais (com perdão da palavra “burro”, injustamente escolhida como antônimo de inteligência). Ele pensa que é “muito” inteligente, esquecendo-se de que carrega 98% da carga genética dos chimpanzés. E por ser burro, isto é, por não saber usar a sua inteligência, é que ele transa animalescamente, povoa animalescamente o mundo e depois tem que arranjar lugar para morar, comida para viver e ainda dar terras para o MST. Depois que desceu das árvores, abandonou a floresta e perdeu o rabo, tornou-se isso que aí está: pior do que qualquer outro macaco.
Se fosse inteligente, como pensa que é, o macaco homem seria diferente e não precisaria se enternecer com catástrofes que ele mesmo causa e que são transformadas em dinheiro pelos donos da grande imprensa.

Nenhum comentário: