segunda-feira, 31 de dezembro de 2018


PLANETACHO
Pombas, mais uma retro

 No Brasil atual tudo vira polêmica. Somos um país dividido até por favoráveis e contra o horário de verão. Com certeza o tempo vai esquentar.

Se tem fantasma na ópera, imagine no funk carioca que vive em meio ao tiroteio.

Dura lex, sed lex! A entrega na delação premiada é mais rápida do que Sedex,

A fila para cirurgias é tão grande que se desconfia que a polícia federal ande fazendo mais operações que o SUS.

A babá de Michelzinho deu o que falar exatamente por ocupar um cargo de confiança no palácio do Jaburu. Muitos se perguntam a que partido da base aliada pertence a moça que toma conta do Michelzinho. Por acaso seria do MDBebê?

Desde que o empresário dos transportes Barata mandou flores para Gilmar Mendes, muita gente tem se perguntado se foi algum arranjo.

Político honesto é o tipo de pessoa que passa o tempo todo se sentindo deslocada.
Na intervenção militar no Rio botaram um cuturno no Pezão. No final do ano foi preso. Só não colocaram tornozeleira porque não acharam seu número.

Em 2018 a vaca foi para o brejo...de Uber.

Depois de Maluf agora chegou a vez de Delfim Neto acertar as contas com o seu passado. Sarney já colocou o bigode de molho. Em breve deve ser inaugurado um asilo de segurança máxima. É tornozeleira na bengala.

As coisas ficariam bem mais transparentes, se as bancadas de deputados no congresso nacional fossem como os times de futebol: tivessem uniformes com os seus patrocinadores.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2018


GANANCIOSO, INSACIÁVEL
João Eichbaum
 A história do mundo, na versão da mitologia judaico-cristã, é contada na bíblia. Assim: depois de uma eternidade sem fazer nada, Deus resolveu criar o mundo, com céu, estrelas, mar, terra, aves, animais quadrúpedes e répteis, etc. E, se sentindo inspirado, pensou em fazer alguém à sua “imagem e semelhança”. Moldou uma figura de barro, deu um bafo nela. Pronto. Estava criado o homem, um ente que se movia, respirava e tinha pênis.
Quando viu aquilo, Deus disse lá para ele mesmo: “puxa, pra que fui botar pênis no cara? Só pra mijar? Essa, não”. Pensou isso, mas não disse para ninguém, senão iam escrever na bíblia. O que ele disse foi outra coisa: “não é bom que o homem esteja só”. E criou a mulher. E a mulher fez amizade com a serpente.
Numa tarde em que as duas, sem ter o que fazer, fofoqueavam, a serpente segredou para a mulher: “Deus proibiu vocês de comerem a maçã, para impedir que tenham os mesmos poderes dele”. Ouvindo isso, a mulher estalou os dedos, bateu com a mão de donzela na testa e criou uma palavra nova: “empoderamento”. E correu para o homem, convencendo-o a comer a maçã proibida.
Deu no que deu: Deus se sentiu desprestigiado, desacatado, e só não mandou prender o casal, porque não tinha tanto poder como um ministro do Supremo. Então, expulsou o homem e a mulher do paraíso.
Aí está: as duas criaturas humanas tinham tudo de melhor na vida. Moravam num paraíso, rodeadas de belas árvores, lagos azuis, pássaros, serpentes sem veneno, não precisavam entrar na fila do SUS, não pagavam imposto de renda e não sofriam críticas por gozarem daquele belo auxílio-moradia. Mas, nada disso lhes bastou. A ganância pelo poder, comendo a maçã, mostrou o quanto estavam insatisfeitas.
Agora vem o Papa, em sua homilia de Natal, xingar todo o mundo, dizendo que o homem “se tornou” ganancioso, insaciável. Ora, ora, Sua Santidade não foi socorrido pelo instinto para reconhecer que a criatura humana foi sempre assim. Ela nunca cogitou de nada, sem pensar primeiro em si mesma. Nada lhe basta, nada lhe satisfaz. Nem depois de morta. Tanto que, para garantir um lugarzinho no paraíso, paga ingresso antecipado: o dízimo. A criatura humana de hoje, gananciosa e insaciável, é exatamente aquela criada, segundo as religiões, por Deus. Nada mudou de lá para cá. Quem conhece a bíblia, sabe disso.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2018


PENSAMENTOS DO RUI ALBERTO*

Aqui pra nós... Em todos os natais de sua vida até hoje, pensou no menino Jesus nascendo durante fuga de infanticídios, pobrezinho, numa manjedoura, entre ovelhinhas, cabrinhas e burrinhos, família perseguida... Jesus crucificado, morto e sepultado... Os pobrezinhos nas ruas, solitários...
.... Ou em comprar mais barato pra dar e receber presentes, comilança, festança, libação, até arrotar, passar no banheiro e ir pra cama roncar apagadão , vomitar no travesseiro???
... Quem sabe em tudo isso e na família e amigos, do passado, presentes, e do futuro...
Não.... Não me diga nada... Apenas se alegre, sorria, ou chore... Este mundo é mesmo assim...

À polícia Federal
A regra do "apoio" e o autor da facada
A esquerda no governo foi apoiada fortemente por "comeciantes", industriários", "professores universitários", ""artistas"", dentre outros salvas as exceções, porque "compram" apoio em troca de verbas públicas. Cada um dava o que (pensava que) tinha...É mais fácil comprar ignorantes como Dilma ou Lula, em troca de favores economico-financeiros, nem que fosse necessário agir fora da constituição (com a ajuda do STF).
Logo após ser preso, Adélio Bispo segurou o microfone para depor como se fosse uma "personlidade" que tivesse feiito um grande "ato" em prol de alguma causa grande, muito seguro de si... Tinha advogado pago para defendê-lo e seu alvo, se perdesse as eleições, seria sua segurança de "herói" nacional...
Sassá Mutema de novela... o sucesso...
Mas ... fonte de jornalista, confissão de católico e "promotor" de advogado, são segredos que não podem nem devem ser obtidos pelos velhos métodos de tortura...Nem se pode usar scopolamina. Há que ser mais esperto...
Nada impede certos métodos e tecnologias., como satélites nossos ou de países amigos, de alta resolução, ondas de rádio.....
Esse rato foi amestrado... E não é nada doente... Talvez tenha sido instruído por quem tinha vantagens "economico-financeiras" com governos de esquerda.

Leia mais em "bar do chopp Grátis"

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018


PLANETACHO

Antigamente no mês de dezembro, pelas ruas da cidade só se ouvia Jingle Bells. Era muito bom no início mas depois de alguns dias a coisa começava a ficar estressante. Nos últimos anos, dezembro e o resto dos meses foram tomados pelo estilo sertanejo. O rock, o samba e o resto da MPB caíram no ostracismo. Qual é o segredo deste estilo de música, cantado a maioria das vezes por duplas com nomes inventados? Gostando ou não, a resposta pode ser porque retrata um pouco da vida pessoal e amorosa da maioria. Se vacilar, até mesmo dos personagens dos contos de fada, Veja exemplos aí abaixo.                               

BELA ADORMECIDA
DOMINGO DE MANHÃ (Marcos e Belutti)
Tá com voz de sono/ foi mal se te acordei/Desligue e volte a dormir/ depois me ligue aqui.

RAPUNZEL
FIO DE CABELO (Chitãozinho)
Lembrei de tudo entre nós/Do amor vivido/ Aquele fio de cabelo comprido/ Já esteve grudado em nosso suor.

O GATO DE BOTAS
NA SOLA DA BOTA (Rio Negro e Solimões)
É na sola da bota/ É na palma da mão/É na sola da bota/É na palma da mão/ Bote um sorriso na cara/ E mande embora a solidão.

CHAPEUZINHO VERMELHO (Duduca e Dalvan)
Garçom, olhe pelo espelho/ A dama de vermelho/ Que vai se levantar/ Note que até a orquestra/ Fica toda em festa/ Quando ela sai para dançar.


sexta-feira, 21 de dezembro de 2018


JESUS NA GOIABEIRA E AS ENTIDADES DE JOÃO DE DEUS
João Eichbaum      
Girando em torno do eixo central de sua natureza, que é o egoísmo, a maioria dos seres humanos se serve dos mais variados expedientes para negar a própria finitude. Eles não querem se sentir diminuídos pela inclemência da morte. Procuram resistir à verdade de que servirão de repasto para vermes ou virar cinza. Preferem a mentira de um paraíso de opulência e felicidade, que as religiões oferecem a troco de dízimos.
A partir disso, criam os próprios mitos, de que se aproveitam as seitas e os charlatães para o exercício lucrativo do curandeirismo religioso. O cristianismo pratica a “cura” da alma. Outras seitas atraem crentes, oferecendo-lhes a “cura” do corpo.
Dias atrás uma mulher, adepta dessas seitas que praticam “curas milagrosas”, difundiu para o mundo a preferência que Jesus Cristo tem por ela. Deus da mitologia cristã, Cristo teria morrido há mais de dois mil anos, mas deixou o Olimpo para se apresentar, num pé de goiabeira, a essa mulher, cotada para um ministério do governo Bolsonaro.
Ao grotesco dessa história seguiu-se a pantomima de João de Deus. Há várias décadas vinha ele realizando um próspero negócio de taumaturgia, atraindo para Abadiânia, em Goiás, anualmente, milhares de pessoas. Gente de todos os estratos sociais se submetia aos turvos propósitos do curandeiro. Gente de fama e com dinheiro, ao lado de pobres diabos abandonavam-se à crença de falsos milagres. Agora, a partir das revelações de uma filha dele, centenas de mulheres o denunciaram como tarado sexual.
Preso e interrogado, ele se disse inocente, botando na conta de “Deus” e dos “espíritos” as pérfidas emboscadas: são eles que realizam os atendimentos. “São as entidades que produzem milagres. Ele é apenas o instrumento”, reforça uma das vítimas de abuso de sexual, que ainda frequenta a casa de João de Deus. E, por conta dessas “entidades” que não têm critério para escolher instrumentos, o povo continua em busca de milagres.
 Contra a falta de lógica, de raciocínio, não existe argumento. A crendice, gerada pela ilusão de que o homem se perpetua em outra vida, é fruto do egoísmo, razão única para que a criatura humana se exponha ao ridículo, no circo do curandeirismo religioso.
E agora temos também explicações para os desmandos governamentais que fogem à lógica dos juízos de valor: no picadeiro do João de Deus, presidentes da república, embaixadores, legisladores e ministros do STF também se prestaram como figurantes da pantomima estrelada pelo maníaco sexual.



terça-feira, 18 de dezembro de 2018


PENSAMENTOS DO RUI ALBERTO*
Verão- Rio 50 graus
Trânsito infernal, sol a pino, gente suando melado, cheirinhos de sovaco, monte de gente entrando pela traseira de ônibus sem pagar, ônibus velhos parecendo "carripanas" ou alambiques de antigos engenhos de cana, crianças berrando, mulheres dando esporro em maridos, e o sol a pino, esturricante, gente de pele com cor de mortadela ou presunto, gente borrada de filtro solar que melhor seria ir à praia vestida como antigamente, gente com incontinência urinária se aliviando numa freada mais violenta do "motorixta" pedindo-lhe que bote na "benguela" e uma banguela dizendo pra ir botar na mãe dele, gritos de ambulantes vendendo sandubas, pastéis, mate, sorvetes e avisando que é um arrastão, todo mundo correndo, sair de casa às seis da manhã no Centro da cidade, pra chegar na Barra da Tijuca às 4 da tarde e ver que a praia está poluída... Não tem banheiro, mija na onda ou na areia mesmo. Se bobear até existe técnica pra largar um barroso sem ninguém ver...Chovendo areia de jogos de volei e futebol empurrada por chutes e ventos, cocô de cachorro, só descansa quando retorna a casa , se livrou de ônibus incendiados e balas perdidas procurando vítimas, e tomou uma gelada que de tão gelada nem sabor tem...
Dizem que tem sabor... Estupidamente gelada tem porr@ nenhuma, é tudo igual... Por isso que nossas melhores cervejas são estrangeiras: Eineken, Amstel, Budweiser...
Louco pra chegar o Inverno e o verão nem começou. São seis da matina e só vou à praia porque fica a 100 metros daqui vou a pé.

# 3 Da série: Rindo na terça feira, 18 dez18
(uma feliz capicua)
" Quando a NASA começou a enviar astronautas ao espaço, logo descobriu que canetas esferográficas não funcionavam na ausência de gravidade. Para solucionar o problema, os pesquisadores chineses e russos gastaram uma década e US$ 12 bilhões para desenvolver uma caneta que escreve no espaço, de cabeça para baixo, em quase qualquer superfície e em temperaturas que vão de 10 graus Celsius negativos a 300 graus Celsius positivos.
Já os americanos passaram a usar lápis."
AD- autor desconhecido

LEIA MAIS EM O BAR DO CHOPP GRÁTIS

domingo, 16 de dezembro de 2018


PLANETACHO

O REI ESTÁ NUDES
O Facebook anunciou esta semana um pequeno vazamento de fotos. Seis milhões e oitocentas mil pessoas foram atingidas.

SEMANINHA CONFUSA
Parece que não foi só o setor do agronegócio que apoiou o presidente Bolsonaro. O pessoal dos hortifrutigranjeiros deu as caras esta semana. O novo governo já enfrenta alguns pepinos. A ministra de direitos humanos diz ter visto Jesus em cima de um pé de goiaba e o motorista de Flávio Bolsonaro é laranja.

MENSAGEM DA PF
São tantas as agressões aos mestres pelo Brasil afora que quando um professor pensa em fazer a chamada, volta e meia acaba discando o 190.

ECONOMIA
 Na posse de Bolsonaro por medida de economia talvez não haja um banquete. Só um Coaf brake.

DITADO
Palocci teve multa estipulada pela justiça: dez milhões de dólares. Não valeu a máxima de que quem fala a verdade não merece castigo.

FILOSOFIA
 Um das prioridades do novo ministério do meio ambiente é preservar as ideias de Olavo...de Carvalho.

PODE FERVER
Se continuar este calorão, nas próximas semanas o ideal seria adiar a posse do governador Eduardo Leite...

TURISMO
Em Paris tem se feito mais selfie com protestos ao fundo que com a torre Eiffel...

QUIZ
Quem foi o maior torturador da história do Brasil? Não vale chutar, nem dar choque elétrico...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018


MISTURA DO MAL COM O ATRASO
João Eichbaum

“Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”.
Não. Esse furor poético, que tem tudo para figurar na antologia do desprezo, não parte de um amante despeitado, não representa o grito de um coração torturado pelas mágoas, sempre iguais, de um amor que se foi, ou de uma paixão que pegou fogo e, por isso mesmo, virou cinza.

Se fosse o caso de um amor desfeito, ele não perderia o fio da poesia, a linha romântica, o tom de ternura ferida, as marcas do afeto que teimam em ficar, mesmo subjugadas pela desilusão.
Aqui, a poesia não suprimiu o rancor. Os traços poéticos foram deixando pelo caminho, isso sim, a tristeza agressiva do amor que desistiu e se entregou à malquerença.

Então, do poema raivoso transborda o fel do rancor: “Vossa Excelência nos envergonha. Vossa Excelência é uma desonra para o tribunal. Uma desonra para todos nós. Um temperamento agressivo, grosseiro, rude. É péssimo isso. Vossa Excelência, sozinho, desmoraliza o tribunal. É muito ruim, muito penoso para todos nós ter que conviver com Vossa Excelência aqui. Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça”.

Aí está: longe de ser um caso de amor acabado, o texto nada mais é do que uma diatribe do ministro Roberto Barroso, disparada contra seu colega Gilmar Mendes, em plena sessão do Supremo Tribunal Federal.

Ouvindo o desarranjo verbal no rasto do poema da ira, emudeceram aqueles senhores que, debaixo da toga, se deixam seduzir pelas atrações do poder e pelos encantos do mundo. Foi como se um terremoto estivesse mexendo em sua torre de marfim, onde se sentem imunes aos estragos que desqualificam o resto da humanidade.  Frágil, como o espelho na frente do qual se idolatra, a imagem do STF se esfacelou.

A instituição então se desnudou, perante o povo, como um grupo humano qualquer, infestado de fraquezas. A poesia rancorosa de Roberto Barroso acabava de desenhar a cara do sistema judiciário. Soltando corruptos, dando-lhes a oportunidade de farrear zombeteiramente com o dinheiro que roubaram da nação, e libertando assassinos, assaltantes, estupradores, que voltam ao mundo do crime para sacrificar inocentes, a Justiça pratica o mal. Entregando-se à lassidão que caduca direitos, e tratando julgamentos com uma presteza de lesma, ela é o próprio atraso da vida. E, para que essa mistura de mal com atraso cresça e não desande, além de impostos, temos que pagar custas.





quarta-feira, 12 de dezembro de 2018


PENSAMENTOS DO RUI ALBERTO*

Estranho...
O cara entra na catedral em Campinas, atira em 9 pessoas, mata 4, leva um tiro na costela e depois se mata .
Estranho porque este tipo de crime só costuma ocorrer na Europa, Oriente Médio e EUA.... Me pergunto se era algum emigrante do Oriente Médio ou se foi "apreendido" por seita...

A ONU quer que mandemos nosso dinheiro para ajudar o governo de Maduro na Venezuela, e o Maduro pede ajuda de bombardeiros à Rússia... Só falta pedir foguetes com ogiva nuclear.

LEI NÃO PODE SER CONTRA A LEI
Hoje é dia da rebordosa bater na porta da Cristiane Brasil, e do Aecio Neves... Que nenhum idiota do STF se atreva a soltar se a PF prender... Esses tempos de baderna do STF acabaram...
(dizem que não há conspiração, mas essa do Solidariedade da Marina Silva ajudar Aécio com 15 milhões não poderia ser outra coisa... tá todo mundo junto em quadrilha)

Já admirei o Arnaldo Jabor...
Segunda, 10/12, e por pura coincidência de temas,(postei abaixo sobre isso) Arnaldo Jabor disse na Globo que a culpa do Brexit foi do Cameron que promoveu o plebiscito, porque os interioranos ingleses que não entendem nada, votaram pra sair...
Primeiro, Jabor não tem a noção da relação entre govero e povo no Reino Unido. Há coisas que devem ser perguntadas, há que dar satisfação aos eleitores, aos cidadãos..
Segundo, não tem noção do nível de instrução do povo do interior britânico. O conhecimento, a instrução, a educação estão em todas as cidades vilas e granjas britânicas...Atualmente, As galinhas de lá parecem ter mais noção que o Arnaldo Jabor, já fora de moda.
Terceiro, é que a pergunta já foi feita, e não há necessidade de perguntar ao povo novamente... E se perguntarem o resultado será igual: Porque os britânicos estão pagando muito caro para fazer parte da UE. Eles sabem quanto lhes dói no bolso. O Arnaldo não! Está habituado a pagar impostos e despesas e não receber nada em troca, quando muito, viadutos que caem, ciclovias perigosas, base de lançamento de foguetes que explodem, nstalações na Antartida que pegam fogo...

*Leia mais em "bar do chopp Grátis"...

domingo, 9 de dezembro de 2018


PLANETACHO

A SEMANA

É dura a vida de cachorro. Hoje em dia um vira-latas não pode nem dar uma espiadinha na seção de rações em um grande supermercado.

Segundo Michel Temer, o déficit primário deve ser menor e chegar a R$126 bilhões de reais. 126 bi! Imagine se o déficit primário atingir a um doutorado.

O dom de ser um

A palavra “zero”, que vem do francês “zéro” (se pronuncia fazendo um biquinho) chegou a Paris através do venetto “zero”, que por seguinte veio do italiano “zéfiro”. Os italianos, grandes comerciantes, trouxeram do oriente a palavra de origem árabe “sfir” (safira)=vazio. Zero. Nada. Estamos chegando ao final de mais um ano. A tradição insiste que é hora de zerarmos tudo. Mesmo que legiões de zeros insistam em reforçar isto, é bom lembrar que mesmo estando só em meio a um imenso turbilhão é preciso ter força e coragem para ser único. Ser 1.

Dezembro comprova que a dieta de Papai Noel deve ser à base de panetones.

O STJ negou aos herdeiros da princesa Isabel recursos para ter de volta o Palácio da Guanabara. Considerando onde Sérgio Cabral e Pezão estão morando atualmente, talvez devolver o palácio não seja má ideia. Só lembrando que a ação já dura 123 anos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


A MODA, SEGUNDO O PAPA
João Eichbaum

A moda em Sodoma era a sodomia. O Ló estava sentado junto à porta da cidade, desocupado, pensando na vida, num fim de tarde. Botava os olhos no nada, quando do nada surgiram dois anjos. Conversa vai, conversa vem, e Ló convida as lindas criaturinhas a se hospedarem em sua casa.

Os anjos queriam dormir na praça, mas Ló insistiu tanto, que eles acederam. E lá se banharam, lavaram os belos cabelos cor de fios de ovos. Depois da ceia, já prestes a se recolher, se deram conta de uma bagunça lá fora: a casa do Ló estava cercada de marmanjos.

Tinha corrido pela cidade a fama da beleza dos dois rapazes lá hospedados. E o boato de que havia carne nova na praça atiçou a turma. Tanto jovens com a testosterona em alta, como velhinhos broches, mas tarados, estavam organizando fila para se servirem dos belos mancebos.

O tumulto chegou a tal ponto que Ló, para acalmar o pessoal, lhes ofereceu suas duas filhas, solteiras e virgens. Não adiantou. A bíblia não diz, mas quem gosta de mulher tem o direito de supor que uma era zarolha e a outra capenga. E por isso os homens recusaram a oferta. Eles só cobiçavam os rapazes vindos do céu, com aquela cascata de cabelos loiros, a pele dourada como copo de chope e os olhos atraentes, de um azul calcinha.

Mas os anjos estavam ali para executar as ordens de Deus, cumprindo os mandados do furor divino. O resultado está em Gênesis, 19: Sodoma e Gomorra sumiram para sempre, abaixo de fogo e de enxofre. E daquela destruição, a única coisa que sobrou para a história do homem e do mundo foi parar no dicionário etimológico: sodomia.

Agora foi divulgada uma entrevista em que o papa diz: “para a sociedade, o homossexualismo é moda”. De certo ele se baseia em Sodoma para dizer isso. Mas hoje em dia, não dispondo de tanto enxofre, Deus não iria pôr à prova o sexo de seus anjos. Ainda mais que o fogo na Grécia, em Portugal e na Califórnia, os terremotos, os vulcões e tsunamis pelo mundo afora, além da Aids, não produziram efeito nenhum contra os traseiros siliconados.

Então, séculos e séculos depois, a moda de Sodoma volta a estar em alta. Só que, dessa vez, para dividir a humanidade em dois tipos: quem não é sodomita é homofóbico.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018


PENSAMENTOS DO RUI ALBERTO*

A árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas está tão bonita que se espera uma novidade pra este ano:
O Cristo Redentor dar um salto lá do Corcovado e mergulhar na Lagoa...
Este ano vai ter jingóbéu...
jingóbéu., jingóbéu., jingóbéu.
Não tem mais papéu
Não faz mau, não faz mau
Limpa com jornau...

O Pezão tá preso, o dinheiro da ajuda do Temer sumiu, o Crivella tá caladinho, e tem gente sem ter recebido salário...
Estão aguentando muita coisa muito tranquilamente...

 *********

Sermão aos Bretões:
Onde poderia estar a razão e bom senso dos que, tendo já votado pelo sim" agora querem nova votação em referendum para ver se o resultado muda para "não" ???
Quantas vezes a esquerda dos trabalhadores iria pedir "novo referendum" até que o resultado fosse ficar na União Européia, e sustentá-la à custa dos britânicos ???
Não parece muito britânico.
Nem sequer parece europeu!


**********

Ah... Uma coisinha sobre a União Européia...
Casamentos, famílias, países de agregados de nações como a Yugoslávia de Tito, a URSS comunista, impérios.... Tendem a se fracionar... O ser humano e suas células amam a liberdade. A UE já nasceu pra se fragmentar... Nesse caso, a célula inicial (o Benelux- Bélgica, Holanda e Luxemburgo) continuaria firme... O que pode continuar com algumas nações unidas são acordos comerciais ou políticos... O maior erro foi quererem transformar a UE num Estado Unido com exército e tudo...Uma besteira fenomenal de criança... Uma criancice...
Macron talvez não emplaque 2019 no governo. A revolta dos Gilet Jaunes pode acirrar os ânimos para a saída dos franceses da Inião Européia. É um projeto muito caro para o povo europeu: Dois governos, duas forças armadas, etc...

*Leia mais em "bar do chopp Grátis"...


domingo, 2 de dezembro de 2018

PLANETACHO

O SÓSIA
São muitas emoções. Esta semana, em uma operação contra o tráfico de drogas, foi preso um suspeito que trabalhava como sósia do rei Roberto Carlos. Ainda não estão esclarecidos bem os “Detalhes”. Será que flagraram o sósia quando ele estava a “120...150...200 Km por hora”?
Quem sabe não foi quando o acusado, imitando o Rei, declarou ao delegado “Este cara sou eu”? Sendo bem franco: “Eu sou terrível”! Não tinha antecedentes ou foi preso “Outra vez”? Bem, agora “Falando Sério”: Será que até o especial de final de ano vai continuar na grade?

Eta semaninha
O novo ministro da Cultura do governo Bolsonaro, Osmar Terra, provocou polêmica ao declarar que o único instrumento que toca é berimbau. Ainda não se sabe se Osmar, que é gaúcho, pensa que berimbaum é gaita...

Indultos? Do jeito que andam as coisas no Brasil, garantidos mesmo só os insultos de Natal na ceia da família e dos amigos.

E pensar que muita gente chegou a ficar 12 horas na fila durante o Black Friday. Nem o ditado “tempo é dinheiro” está funcionando aqui no Brasil?

Palocci deixou a prisão esta semana. Usou a língua como jiboia?

Dava para sentir no ar que havia alguma coisa errada também neste governo carioca. E não era chulé...

Agora o Pezão só vai para a prisão domiciliar se fizer parceria com o tornozelo...

O dólar teve uma alta esta semana e chegou a estar R$3,8575... A  expectativa é que num dia destes no final do período chegue-se a uma dízima periódica...

sexta-feira, 30 de novembro de 2018


ENFIM, MARTE
João Eichbaum

Nada a ver com aviões de carreira, cujas truculentas aterrissagens, às vezes, são de arrepiar fantasmas: a sonda “InSight” pousou suavemente sobre o solo de Marte, vencendo os 485 milhões de quilômetros que nos separam daquele planeta. Basta essa distância, que desafia qualquer destino, para atestar o sucesso do empreendimento.

Equipada com aparelho para medir a temperatura interior de Marte, e sismógrafo para avaliar convulsões e movimentos outros, provocados por choques de meteoritos, a sonda está apta a fornecer inúmeros conhecimentos sobre o planeta vermelho.

A partir de tais informações, será possível investigar como surgiram os planetas rochosos do nosso sistema solar, e porque se desenvolveram de formas diferentes uns dos outros. “Vênus tem um calor suficiente para derreter chumbo. A superfície de Mercúrio é de uma temperatura incandescente. Marte é muito frio. Mas a terra é um belo lugar para se gozar férias” – diz o cientista americano Bruce Banerd, chefe das operações de pesquisa da “InSight”.

Está dado o primeiro passo, para que o homem se enriqueça com conhecimentos sobre o universo. Até aqui vivemos de conversas para crianças dormirem, contadas na bíblia. Filósofos e teólogos aproveitaram a ignorância da plebe para fantasiar um mundo à parte, desligado de todo o sistema planetário. Nele estabeleceram uma relação única entre esses bípedes falantes chamados homens e uma constelação de divindades.

Era como se todos os demais planetas não existissem, porque essa relação entre homens e deuses excluía a consideração do universo. A divindade é que teria criado a noite e o dia, as águas, as estrelas, o céu e a terra. Gerações e gerações, séculos e séculos se passaram, enquanto a humanidade vivia esse enredo de ficção e poesia, para disfarçar os temores da morte. Galileo Galilei, que teve o primeiro lampejo de inteligência sobre o sistema planetário, pagou caro por sua ousadia.

Mas agora, os aplausos, as exclamações de júbilo, os abraços e as lágrimas dos cientistas da Nasa, recobrando o fôlego ao verem o pouso suave da “InSight” na Elysium Planitia, coroam um esforço estressante, que acabou colocando a humanidade na janela que dá para o universo.



quarta-feira, 28 de novembro de 2018


PENSAMENTOS DO RUI ALBERTO*

À colônia portuguesa com contas na terrinha
Não há almoços grátis
nem mesmo quando convidam
e dizem que vão pagar a conta

O "malabarismo mágico-milagreiro" não está na recuperação.... Não existe!... O que há é a realidade nefasta da incompetência que nos empurrou para as dívidas ao FMI... Vocês não imaginam com que dinheiro estão pagando as dívidas.... Em breve mais um ou dois Bancos vão falir, emigrantes vão reclamar que seus depósitos sumiram... Já aconteceu e vai acontecer novamente. Não existem almoços grátis nem mesmo quando alguém convida e os paga... Há que se pegar uns livros de economia e queimar as pestanas... Para a agência de classificação, o que importa é que Portugal está pagando, não importa de onde lhe vem, ou de onde o tiram....



A Bosta da Globo continua chamando de médicos, àquela gente de jaleco mais limpo que os diplomas que os cubanos nunca mostraram...
Pois bem... Sou Engenheiro, experiência internacional, e tirei meu diploma com mérito na UFF- Universidade Federal Fluminense, onde até fui presidente do Grêmio de Estudantes juntamente com o Jacob Zimmerfeld.
Quando passei uns anos em Lisboa, tive que fazer provas no Institudo Superior Técnico para me darem equivalência de diploma, e mesmo assim não consegui nada melhor que "grau C".
Então me pude inscrever na Ordem dos Engenheiros...
Agora me expliquem que relutância e arrogância cubanas são essas de não quererem submeter os diplomas para obter a equivalência, se eu, que sou português, tive que me submeter em minha própria terra natal... (e com muito prazer)
Eu sei: NENHUM PAÍS LHES RECONHECEM OS DIPLOMAS, aos cubanos, por "proteção" do Estado a militantes do comunismo...
PT , Dilma e Padilha devem ser processados e a Globo não tem moral, a ética é uma farsa, o jornalismo um circo mambembe...
Quanto mais brilhante o jaleco, mais sujo o diploma.

*Leia mais em "bar do chopp Grátis"...


domingo, 25 de novembro de 2018


PLANETACHO

PELADAS
A temporada do futebol brasileiro termina agora em dezembro. E daí começam aquelas entediantes peladas de final de ano. Tipo assim: Amigos de Donald Trump x Amigos de Kim Jong-Um.

NEM ELES
Este esquema de conversor digital é prova provada de que até os velhos aparelhos da TV terão dificuldades de se aposentar aqui no Brasil.

VELHINHO MAO
Parece que o Papai Noel andou dispensando os duendes e está importando presentes da China.

EXPLICAÇÕES
Não é tão fácil explicar para os pequenos que Papai Noel existe. O que não existe é o presente.

MAGIA
O Natal é mesmo mágico. Faz todo seu 13º desaparecer.

AVANÇOS
Na retrospectiva de 2.018 estarão as notícias da invenção da roda e a descoberta do fogo.

PASSOU DAS MEDIDAS
 Os delatores citaram mais de 625 milhões em propina para medidas provisórias. E ninguém fala em prisão perpétua...

PRIMAVERÃO
A questão do clima começa a pesar. Tem feito tanto calor que as cometas apocalípticas dos vendedores de picolé estão sufocando o canto dos sabiás nesta primavera.

19 DE NOVEMBRO
Não deu para comemorar. Privatizaram o mastro e roubaram a bandeira


sexta-feira, 23 de novembro de 2018


ARA San Juan

João Eichbaum

A tempestade os empurrou para a morte. Talvez a nenhum deles tivesse perturbado o pressentimento de que ia morrer no mar. Não seria um pensamento comum dentro daquela fortaleza de ferro, onde se encontravam. Contra ela não poderiam prevalecer as águas e os enigmas do mar.

Viajavam na direção de seu último drama, e não sabiam. Na mais remota das hipóteses de infortúnio, haveria barcos flutuantes e coletes salva-vidas para todos, além de sensores e câmeras mapeando o fundo, e seguras instruções a seguir, em caso de naufrágio.

Mas, os maus humores da natureza são, mais do que imprevisíveis, muitas vezes insuperáveis, fora do alcance da tecnologia. E assim foi: a fúria da tempestade, que transformava as ondas em gigantes ensandecidos, causou estragos no instrumento mais sensível da nave submarina. Na sua última comunicação com a terra, o comandante informava que o “snorkel”, avariado, permitira a entrada de água no sistema de ventilação. Atingidas, as baterias provocaram incêndio.

Três horas depois desse comunicado, seguiu-se uma explosão. E do ARA San Juan nada mais se soube, até a semana passada, quando foi localizado por fotos de prospecção robótica. Jaz num abismo de águas geladas, no mar da Patagônia, a mais de 900 metros de profundidade, aquele gigante de 2.200 toneladas.  A proa parece intacta, mas o casco achatado, com uma hélice encravada na rocha, mostra a violência do impacto.

A tragédia, certamente desencadeada pela despressurização da nave, pode ter deixado corpos preservados pela temperatura gélida e pela falta de oxigênio, em compartimentos não inundados pela água. Mas a profundidade é inacessível a seres humanos. Intransponíveis são as dificuldades para resgate.

Diante desse quadro desolador, não há indiferença que se sustente. É impossível sufocar angustiantes indagações. Eram 44 tripulantes. Como teriam sido seus últimos momentos? Sem ar, asfixiados? Teriam expirado inconscientes, com o cérebro danificado pela falta de oxigênio? Ou teriam sentido a presença ominosa da morte, castigando-os com torpe suplício, matando-lhes os sonhos e as esperanças, antes de arrastá-los para a eternidade de suas trevas?

Não tiveram a voz engasgada, quando tentaram um grito de socorro, que soaria inútil no vazio, no infinito, na rota surda e implacável do destino? Tiveram tempo de chorar? Tiveram tempo de pronunciar o nome de quem amavam, se despedindo em silêncio, se debatendo contra a agonia, vendo a vida se esvair no fundo do mar?