quarta-feira, 8 de outubro de 2008

COLUNA DO PAULO WAINBERG

Para os que não sabem, a crônica do Paulo trata da noite em que foi lançado o seu mais recente livro "Outro Vagabundo Toca em Surdina", com um grande "show" do próprio, com um repertório de mexer com a alma dos boêmios.
João Eichbaum
TUDO POR UMA NOITE
Paulo Wainberg



Aos que foram, muito obrigado. Aos que não puderam ir, eu desculpo. Aos que nem deram bola, eu cumprimento.
Quem foi viu: vocês não fazem idéia do que são num palco o Toneco da Costa, o Fernando do Ó e o Mario Carvalho.
Eles são tão incríveis, tão imensamente músicos, tão perfeitamente integrados, virtuosos e sensíveis que a vontade que dá é não sair mais dali e ficar ouvindo, ouvindo e ouvindo.
São tão grandes que me seguraram cantando, olha só, músicas como Detalhes, Atrás da Porta, Amigo é pra essas coisas, Marcha da quarta Feira de Cinzas, Desafinado e outras durante uma hora e, ainda por cima, ser aplaudido. Eu, com minha voz de baixo não muito profundo, barítono não muito grave, tenor nada agudo, fanhosa o suficiente e, para menos mal dos pecados, um pouco afinada, enfrentei uma platéia de mais de cem pessoas com a naturalidade de um mergulhador, com escafandro e tudo, enterrado na areia. E fui até o fim, contra todos e contra tudo, amparado pelo talento fabuloso dos três.
Vocês não fazem idéia do que faz a jovem atriz Luiza Ollé num palco, interpretando e declamando textos e poemas meus (!). O brilho da criatura é assustador! Ela fica imensa, soberba, linda, sedutora, triste, desesperada, suplicante, feliz e suprema numa única frase, num único verso.
Isto eu recomendo: quando vocês lerem o nome Luiza Ollé em qualquer espetáculo, larguem tudo e corram para assistir.
Foi uma noite fantástica para mim, um verdadeiro show, uma experiência inédita que foi dirigida pelo incrível Leo Maciel, um sujeito com doce sensibilidade e que sabe tudo de um palco, das marcações às entonações, dos tempos e da iluminação. Sem ataques, sem chiliques, com calma e precisa compreensão, organizou tudo, arredondou e transformou o espetáculo num verdadeiro espetáculo.
Adorei cantar em público. Sempre gostei de cantar e sempre quis fazer uma coisa assim. Agora está feita.
Para propostas e convites, favor falar com meu empresário.
Quero falar também da Dharma Produções, da incrível, incasável e maravilhosa Ângela Moreira Flach.
Quando, no início de março, propus essa loucura ela abraçou a causa, me amparou, incentivou, organizou, fez, desfez e refez e tornou possível o evento, coordenando os duzentos e trinta e sete mil detalhes, fora os quebrados, que um aparentemente singelo show exige e requer. Competentíssima Ângela Moreira Flach e toda a sua equipe.
Depois disso tudo, autógrafos e champanhe, afinal era o lançamento de um livro.
E eu... nas nuvens. Literalmente.
A quantidade de mensagens que recebi me deu a sensação gostosa de ser bem quisto, de ter amigos, de ter pessoas que me gostam.
O orgulho da minha filha e do meu genro era de babar. E eu babei.
Minha mulher não cabia em si de contentamento. Não cabia em si nem em mim....
Foi uma noite gloriosa e se dela eu puder dizer alguma coisa a todos que me ouvem neste momento solene é: Qualquer pessoa merece ter momentos assim, de glória e de satisfação pessoal. O único requisito é não ter medo, é por em prática o sonho, não ir além das medidas, testar-se, fazer a coisa séria e bem feita que o resultado vem.
Eu sou a prova disto: cantei, cantei, até ficar com dó do público...
Quando eu executar os outros vinte e seis projetos que tenho, finalmente estarei realizado, enquanto “pessoa humana”, entende?
Com tudo isto, o que eu quero mesmo dizer é que artistas de primeira grandeza seguram a barra de amadores, como fizeram comigo Toneco da Costa, Fernando do Ó e Mario Carvalho ( no meu tempo se dizia “conjunto”, “melódico” ou, simplesmente “trio”? e Luiza Ollé, A atriz.
É isso, gente, para compartilhar com os que foram, com os que não puderam ir e com os que não deram bola e dar o mérito aos que realmente tiveram mérito.
Quanto ao meu cachê, ainda estou estudando, mas aceito propostas...

Nenhum comentário: