quarta-feira, 29 de julho de 2009

PARA QUEM PENSA QUE GENTE NÃO É MACACO

COISAS DE PRIMATAS
João Eichbaum

Você aí, que está na frente do computador, procurando mulheres nuas na Internet, pesquisando para seu trabalho na universidade, acessando inteligentemente o meu blog, ou simplesmente navegando, por não ter mais nada o que fazer na vida, já pensou?
Há dez mil anos atrás, cara, os primatas humanos, nossos ancestrais, que você e a maioria teima em chamar, simplesmente, de homens, eram nômades. Não tinham essa de botar a bunda numa cadeira e ficar olhando o computador, ou a televisão. Nada disso. Os caras eram nômades, sabe o quê que é isso? Nômades: não esquentavam em lugar nenhum, viviam de um lado para outro. Caçadores-coletores, assim os denominam os historiadores. Viviam, portanto, da caça, e da pesca, naturalmente, além dos frutos silvestres, de tudo quanto, sem plantar, a terra dava. Não precisavam trabalhar, não tinham chefe e nenhum Sarney na vida, para roubá-los.
Agora, pensa bem, hoje, muitos primatas humanos (homens) fazem exatamente o contrário. Eles se estabelecem, para morrer, nos grandes centros urbanos, compram um apartamento a prestação ou – o que é pior – alugam-no.
Para quê?
Para dormir, cara pálida. Simplesmente para dormir.
De manhã eles vão para o trabalho, no serviço público, na loja, no escritório, comem um lance ao meio-dia, ou vão a um “buffet” barato, e, no fim da tarde, se recolhem ao seu apartamento, uma caverna de concreto, cheia de vizinhos chatos, porteiros antipáticos, e com uma reunião de condomínio a cada mês.
E agora eu pergunto, cara: valeu a evolução? Isso é realmente uma evolução para melhor?
Do céu aberto à caverna de concreto, com síndico, porteiros inconfiáveis, reuniões de condomínios, tudo isso sem falar no pagamento do imposto de renda para beneficiar a família Sarney.
Valeu a evolução, cara?

Nenhum comentário: