quinta-feira, 16 de julho de 2009

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

DE INCOMPETENTES e BANDIDOS

João Eichbaum

De incompetentes e bandidos o Rio Grande do Sul está cheio.
Dia desses comentei sobre as manifestações de um Procurador da Justiça, um doutor chamado Lênio Streck, que alardeava, alto e bom som, sua intenção – mais tarde concretizada – de pedir a intervenção federal no sistema carcerário do Estado do Rio Grande do Sul.
Domingo passado li num jornal longa entrevista do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, na qual o magistrado preconizava a constituição de uma comissão formada por membros do Judiciário, do Legislativo e do Executivo para “analisar” a tal questão dos presídios.
Para quem tem memória curta, relembro: essa celeuma toda em torno dos presídios foi levantada a partir da decisão de alguns juízes, que resolveram não prender mais ninguém, em razão da precariedade dos presídios, segundo eles “um atentado contra a dignidade” dos coitadinhos dos bandidos.
Ontem, se manifestaram os membros do Ministério Público Federal, em favor da intervenção no mencionado sistema carcerário do Rio Grande do Sul.
Hoje, membros do Ministério Público Estadual, instituição a que pertence o senhor Lênio, que é doutor, botaram a boca no trambone: não querem intervenção federal bosta nenhuma. O que eles querem é a formação duma comissão para analisar o problema.
Não vou me estender sobre esse assunto gente. Apenas relatei esse bla-bla-blá idiota para mostrar que somos nós que sustentamos a incompetência, a vaidade e a disputa de beleza dessa gente toda. O nosso dinheiro vai para o ralo da desqualificação das autoridades, os bandidos permanecem soltos e nós, os contribuintes, apenas fazemos papel de bobos, esperando “comissões” e “análises”. Isso porque nenhuma dessas autoridades sabe que presídio se constrói com ferro, cimento, areia e tijolo e não com discursos pra boi dormir.

Nenhum comentário: