terça-feira, 22 de junho de 2010

COM A PALAVRA, HUGO CASSEL

DRAMAS

Dramas e comedias acontecem a toda hora e todos os dias em todos os lugares.Não deixam acontecer portanto numa Copa do Mundo. Jogadas bizarras e caretas, lesões, temporárias, permanentes e até mortes já aconteceram.Pode consagrar um atleta como pode estigmatiza-lo para sempre como aconteceu com Bigode na Copa de 50, ao “entregar” aquela bola.
Nesta Copa ainda em seu inicio já tivemos um drama que foi a falha do goleiro Green da Inglaterra, tomando um gol que pode fazer imensa falta, e mesmo que não faça ainda assim marcará para sempre a carreira dele. Por coincidência outro goleiro inglês, Gordon Banks marcou para sempre seu nome na história do futebol, de forma positiva ao defender de forma fantástica a cabeçada mortal de Pelé na Copa do Mexico em 70.
Com mais de meio século envolvido com futebol, e conhecendo a posição em que joguei por tantos anos, é que resolvi escrever sobre essa figura que trabalha em um lugar onde nem a grama resiste. Aí vai o poema:”O Goleiro”:
Compacta multidão histérica, no verde retângulo projetando vozes,
cintilações fugazes na policromia,
pequeninos pontos a correr velozes.
]Dilatadas orbitas no afã hercúleo,
de comandar a rota da pequena esfera,
enquanto estático e desamparado,
solto no espaço o goleiro espera.
Satélite branco com destino certo,
buscando a méta final da trajetória,
já nada impede o fatal transpasse,
e a massa gesta um grito de vitória.
Porém do nada surge num lampejo,
Ícaro estranho que estendendo o braço,
na colisão côa esfera em pleno espaço,
transforma o grito em doloroso arquejo.
Vilão maldito, Herói pagando tanto,
pelo vil direito que lhe cobram,
de chorar sosinho quando todos riem,
de sosinho rir, quando tantos choram.

VUVUZUELAS-É lamentável a decisão da FIFA de permitir apesar das reclamações, o prejuízo auditivo causado pela tal corneta africana, que não quer dizer absolutamente nada e prejudica também o jogo dentro do campo.Lembro ainda outro problema:Os bilhões de perdigotos soprados na cara das pessoas, é uma festa para o vírus HINI, num país que já é o campeão mundial de AIDS.A OMS devia agir.

BASTIDORES-Alguns Boletins e Ordens do dia, que circulam nas forças armadas,dão uma idéia do que pode vir a ocorrer contra essa disparada comunista do governo Lula:...Um trecho do Brigadeiro Ivan Frota:”Esperamos pois que o esforço denodado de todos, funcione como o bastião de defesa do nosso Estado Democrático de Direito,impedindo que idéias totalitárias já ultrapassadas, venham trazer sofrimento para nosso povo”-

PARADA GAY-Ao mesmo tempo em que agradeço as inúmeras mensagens de apoio à minha crítica sobre os exageros pirotécnicos da “gayolandia” brasileira,transcrevo a opinião de José Nestor Klein de Porto Alegre, publicada em ZH:”A propósito da Parada Gay,as esquerdas,por meio da “Revolução Cultural”,visam libertar a sociedade dos dogmas da moral.Tentam abalar o instituto familiar em sua estrutura jurídica e mina-lo em seus fundamentos morais.Mas perdida a moral,estaremos lançando pontes para a destruição do que resta de nossa civilização”-Assino junto.

IGNORANTE-Sarney disse que “não sabia” da nomeação de mais 1500 funcionários para o Senado.Não sei porque essa gente “esconde” as coisas de Lula e Sarney!

CANDIDATAS-Visitar países da Europa, acompanhadas de assessores para “fazer o que” parece ser uma praxe do PT.Antes foi a Senadora Ideli agora foi Dilma.Tudo por “conta da viúva” e de “nóis” Eta trem bão né Dirma? Diria um mineiro.

PIRIQUITO-Senhor Prefeito. Em tempo de Copa do Mundo, porque não marcar um “golaço” com Antena Digital no Cristo Luz? Joinville já tem e nossa cidade ?

Nenhum comentário: