segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ESSE CIRCO CHAMADO JUSTIÇA

O SEMINARISTA
João Eichbum

O Cezar Peluso é ministro presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ, sabe, é aquele que faz propaganda da justiça, um produto que não se encontra nem pra remédio, no mercado nacional.
O Cezar Peluso, presidente das duas entidades que só têm marca, mas não têm produto, tem um bigodinho que me lembra o Hitler, para disfarçar a cara de seminarista.
Não sei se vocês já repararam: quem foi seminarista vai ter sempre cara de seminarista, uns até já adquirem jeito de padre, sotaque de padre, caminhar de padre.
O Cezar Peluso foi seminarista. Ele queria ser papa. Tinha um tio que era bispo ou coisa parecida e, certamente, já contava com o voto do tio bispo, para ser papa. Mas, foi derrubado no caminho que conduz ao Vaticano, certamente pelo latim, que é uma pedra muito dura.Ou por algum rabo de saia. E aí se contentou com o poder suburbano, tornando-se presidente do Supremo.
Mas a cara de seminarista ele conservou, porque não larga da carolice. Pois saibam que o Cezar Peluso é daqueles que se cristalizaram no tempo: ainda acredita em confissão e comunhão.
É, sim. Ele costuma confessar os pecados, que não hão de ser pequenos, partindo-se da consideração do poder que ele comanda. Seu confessor é ninguém menos do que o arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer. É para o bispo Odilo que o Peluso conta os pecadinhos pequenos, que começam com a vaidade, e vai para os grandes, que servem para inchar a vaidade.
Seguinte. O bispo Odilo Scherer assinou manifesto pedindo a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, para que sujeitos como Joaquim Roriz não possam se eleger. Mas o Cezar Peluso quer pintar de inconstitucional a dita lei, execrada pelo seu grande amigo Pedro Gordilho, advogado de Roriz
Então, já que o Peluso prefere dar ganho de causa para o seu amigo advogado, que vai forrar os bolsos com o dinheiro que Joaquim Roriz arrecadou por aí, o Peluso vai ter que se ajoelhar aos pés do confessor, por causa da lei da Ficha Limpa, que para ele é uma lei suja.
É por isso que eu digo: o Peluso, nem com o bigodinho consegue disfarçar a cara de seminarista. Crente e temente a Deus, ele sabe perfeitamente que pode pecar, beneficiando seu amigo Pedro Gordilho, porque o confessor Odilo Scherer ouvirá o pecado, mas o absolverá, garantindo-lhe o céu.
Quem foi seminarista sabe disso: pode pecar à vontade, porque basta confessar, e todos os pecados estarão apagados, depois da reza de alguns padre-nossos e ave-marias. E aí pouco importa que políticos de ficha suja se safem com o empate na votação do Supremo, provocado pela vaidade e pela preocupação com os amigos.

Nenhum comentário: