terça-feira, 27 de setembro de 2016

                                              DANDO VOLTAS À PROCURA DE ALGUÉM
João Eichbaum

“Dai voltas pelas ruas de Jerusalém e vede agora: informai-vos e buscai por suas praças, a ver se achais alguém ou se há algum que faça juízo ou busque a verdade”. Esse texto está em Jeremias, 5,1, invectivando a corrupção. Basta substituir “Jerusalém” por “Brasília” e ele estará atualizadíssimo.

Semana passada foram Mantega, Lula e mais um monte de gente do segundo time. Esta semana começa com Antônio Palocci. A pergunta que está em todas as bocas, quando os noticiários acalmam e só passam a falar do mau futebol apresentado no “brasileirão”, é a seguinte: como será o próximo capítulo da novela Lava Jato sobre o esquartejamento da pátria?

Quem é que escapa? Qual dos políticos brasileiros estaria a salvo dessa presunção generalizada de que ninguém presta? Nem o Poder Judiciário, que era para a ser a instância da esperança dos injustiçados, oferece uma razoável taxa de confiabilidade.

Algumas semanas atrás, Dias Toffoli foi matéria de manchetes comprometedoras. Depois, a atuação de Ricardo Lewandowski, no processo de impedimento da Dilma Rousseff, atraiu apedrejamentos. Gilmar Mendes volta e meia está nas manchetes e já teve vários pedidos de impeachment arquivados. Do lado de fora, Barbosa, que já foi tido como herói, só dá palpite furado.

A quem se recorrerá, neste país, para restaurar a honra dos cargos públicos? Haverá algum nome no Legislativo, no Executivo ou no Judiciário, que seja lembrado pelo respeito que mereça, pela inteligência que o qualifique? Ou nós, o povo que pensa e trabalha, (não os que têm a indolência patrocinada pelos espertalhões) continuaremos tontos, andando por ruas e praças, cumprindo a exortação de Jeremias, à procura de alguém que seja confiável?


Nenhum comentário: