quinta-feira, 30 de abril de 2009

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

AS MORDOMIAS DO SENHOR BARBOSA

João Eichbaum

Li nos jornais que o senhor Joaquim Barbosa, cognominado ministro do Supremo Tribunal Federal, depois da rusga que teve com o senhor Gilmar Mendes, também cognominado ministro do mesmo Tribunal, foi passear no Rio de Janeiro. Graças à mídia, e principalmente graças à TV Justiça, um palco que nós, contribuintes, pagamos para que os membros do dito Supremo Tribunal Federal possam mostrar a todo o Brasil o quanto são sábios e doutos, o senhor Joaquim Barbosa tornou-se uma espécie de “herói” popular, porque xingou o senhor Mendes, que encarna a figura do “anti-herói” desde que mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas, que o povo inteiro queria ver na cadeia, e por pouco não mandou prender o juiz que decretou a prisão, no lugar do banqueiro, que tem dinheiro pra comprar qualquer um.
Bem, mas o que eu queria dizer mesmo é que o senhor Joaquim Barbosa, depois de ter armado aquele barraco no Supremo Tribunal Federal, foi passear no Rio de Janeiro. Às nossas custas, diga-se de passagem (aérea). Porque fiquei sabendo, eu e todos os demais presentes na platéia desse país sempre deitado em berço esplêndido, que os Ministros do Supremo Federal também têm direito a passagens aéreas, para visitar o lugar de sua origem.
Sim senhores, com o nosso dinheiro. Mas, pergunto eu, com que direito? Pra que têm eles “auxílio moradia”, ou apartamento “funcional” em Brasília? Que necessidade têm os ministros de se deslocarem para suas cidades de origem às nossas custas?
Mas, não é só isso. Aplaudido num restaurante, no Rio de Janeiro, o senhor Joaquim Barbosa, todo sorridente, embarcou num carro oficial – diz a notícia.
Pois o cara trabalha (trabalha?) em Brasília, tem passagem aérea paga por nós e ainda usa “carro oficial” para passear e ir a restaurantes? Esse é o “herói” atual do Brasil?
Bem, os brasileiros têm os heróis que merecem.

Nenhum comentário: