terça-feira, 10 de novembro de 2015

POLÍTICA
João Eichbaum

O Estado do Rio Grande do Sul está entregue à cabeça de um professor de filosofia, que foi seminarista e continua com cara e jeito de padre com bigode. Gringo de Antônio Prado, a maior preocupação dele é como ganhar dinheiro para tocar um negócio, e não como tocar um negócio para ganhar dinheiro.

Antecederam-no, no status de governador, um militante de esquerda que largou a advocacia e se entregou de corpo e alma à profissão de político, porque a mulher garantia o orçamento da casa, uma professora de economia que ganhou espaço na TV, um dentista, e um bancário que passou a vida fazendo greves.

Depois de toda essa gente, o Estado caiu em bancarrota e a máquina administrativa enferrujou, emperrou. E a razão é extremamente simples,  dispensa filosofia: além de incompetentes na administração, os políticos só se preocupam com o orgasmo do poder.

Esse gozo exige negociatas. Negociatas de tudo quanto é jeito. Mas o jeito mais comum é o “toma lá e dá cá”. Tipo suruba: é dando que se recebe.  O eleito tem que cumprir os rituais de troca, senão perde a sustentação política, vira manchete negativa e é apeado do poder.

É claro que tal política não tem em mira o bem estar do povo, a organização do Estado, a distribuição do bem comum. Qualquer um se torna “secretário de Estado”, sem um currículo de competência e capacidade no ramo. Ou, a que mais se pode atribuir a falta de segurança, saúde e educação? Sem falar nesses mapas de crateras, apelidados de estradas, nas pontes que não resistem a uma semana de chuva, e no sumiço de tudo quanto pagamos em impostos.

Todo esse descalabro é festejado como democracia, um regime em que o povo tem liberdade para ser fodido e mal pago, a fim de que os políticos vivam na perenidade da glória e do poder. Amén.



Nenhum comentário: