quarta-feira, 19 de outubro de 2016

COISAS QUE O NÉRIO CONTA

O mar e os oceanos já estão poluídos com o plástico, principalmente, das garrafas pet. O plástico, uma das maiores invenções da humanidade com o advento do petróleo, é indispensável para a humanidade. Não vivemos mais sem o plástico. Porém, gera muito lixo e é difícil de ser destruído.

Impressionante, nas margens dos oceanos, o acúmulo de garrafas plásticas que as ondas trazem para as margens. De um lado, o progresso: todos gastam e gostam. Do outro lado, a poluição. Todos esperam que o vizinho comece a economizar. Jamais, a coisa começa por mim. Aqui o paradoxo. Progresso e poluição.

O Rio Leão, da minha infância em Antônio Prado, morreu. Poluído. Curtumes, todo o lixo e o esgoto cloacal de Antônio Prado são derramados " in natura" no Rio Leão. Por isso, no trecho urbano, de Antônio Prado, desde sua entrada, nos fundos da Cooperativa, perto do Pórtico de Entrada, na RS - 122 até sua saída do trecho urbano, na ponte da Estrada Velha para Caxias do Sul, Estrada Protásio Alves, no final da Av. do Imigrantes, a população o chama de  " Rostão" - em italiano que dizer um "grande resto" " o resto de tudo. Um grande lixão. Daí " Rostão".

E até hoje o Rio Leão, o nosso  " Rostão" está sendo poluído, pois, as fezes nossas de cada dia são lançadas, ao final e ao cabo, " in natura" no Rio Leão, por isso o povo o chama em italiano de  " Rostão". No gostoso "mena-rosto" dos italianos, de passarinhadas, perdizadas, galetos do primo canto, e tantos e outros animais, tudo vai espetado e depois rolando lentamente ao calor do fogo brando se torna no gostoso "mena-rosto" apreciado por todos.

Essa figura da ótima comida italiana dá uma idéia da verver italians, que chamou o rio que recebe sua fézes " in natura" de Rio  " Rostão". O povo sabe poluir, mas também, sabe das coisas e as batiza com humor.

Portanto, o Rio Leão, afluente, da margem  direita do Rio das Antas, saibam todos, se chama no trecho urbano de Antonio Prado - de   "Rostão". Muito tomei banho quando guri, na "guamerin", no poço dos Golin, etc.. na cascata.

Nério "dei Mondadori" Letti





Nenhum comentário: