terça-feira, 12 de setembro de 2017

UMA EXPLICAÇÃO, POR FAVOR!
João Eichbaum

Todo mundo agora sabe que a semvergonhice não tem tamanho, cor, dimensão, tempo de validade e duração. Depois da descoberta de cinquenta e um milhões de reais em espécie, hospedados num apartamento de Geddel Vieira Lima, desapareceu o espaço destinado à honestidade nas instituições brasileiras.

Enquanto milhões de brasileiros não têm casa para morar, o dinheiro de Geddel Vieira Lima estava bem guardado e acondicionado num apartamento, à prova de chuvas, ventos, trovoadas, Receita e Banco Central.

A Receita Federal, que tortura a todos quantos abaixo dela se acham, cobrando de quem trabalha e sua às bicas para ter o pão de cada dia, para pagar o aluguel ou a prestação da casa, para pagar IPVA, IPTU, condomínio,  farmácia,  plano de saúde, a escola das crianças e tudo o mais que a vida exige, a Receita Federal  tem alguma explicação aos honestos contribuintes sobre a dinheirama do Geddel?

O que faz o Banco Central, guardião mor do sistema monetário, por cuja lisura tem que zelar, imunizando o dinheiro, protegendo-o contra a ruptura de seu hímen pela lavagem criminosa?

E vocês, eleitores baianos, podem fazer o favor de explicar aos demais brasileiros quem é Geddel Vieira Lima? Donde saiu esse gordinho com cara de chorão abobado, que vocês colocaram na Câmara de Deputados nada menos de cinco legislaturas? Quem o teria levado para a vida pública? Não haverá ninguém melhor do que ele nessa terra de poetas, sambistas, belas mulatas de olhos verdes em praias mais lindas ainda, sem falar nas igrejas douradas e nos acarajés apimentados?

Estarão perfilados Exército, Marinha e Aeronáutica para explicar aos brasileiros honestos, que constroem esse país, quais foram os grandes e heróicos feitos de Geddel Vieira, que lhe renderam a Ordem do Mérito Militar, a Ordem do Mérito Naval e a Ordem do Mérito Aeronáutico? E que chamas andou apagando o gordinho chorão em Pernambuco, para merecer a Medalha do Mérito Bombeiro Militar?


Alguma vez na vida teria Geddel trabalhado? Trabalhado em quê mesmo?  Que artes mágicas ou feiticeiras teria ele usado para se projetar como figura digna de tantos galardões? Ou a única resposta que teremos será o silêncio vergonhoso de quem não tem coragem para falar de um menino doente?

Nenhum comentário: