sexta-feira, 20 de abril de 2018


PROFISSÃO? ESTUDANTE
João Eichbaum
Com aquela ironia corrosiva, que costuma marcar seu estilo, a revista Piauí publica interessante matéria sobre o Diretório Central de Estudantes, que se intitula “DCE Livre da USP”.
A entidade, segundo a revista, estivera sob a direção de estudantes atrelados ao PSOL nos últimos dez anos. Com a defenestração do PT do poder, as figurinhas estudantis ligadas ao partido do Lula retomaram suas atividades políticas no Diretório.
O “espaço franciscano” – como o qualifica a matéria, referindo-se ao prédio no qual está instalado o Diretório - tem um aspecto de “estande de vendas abandonado”. Pudera! Com um partido de esquerda no poder, o PSOL não tinha discurso para espantar as teias de aranha da tenda.
Da leitura desse cenário se extrai o seguinte: estando o PT no poder, os desocupados estudantes, que entram na universidade para fazer política enquanto não forem jubilados, não tinham o que fazer, salvo esculachar a frágil oposição. Faltavam-lhes motivos para manifestações, protestos, arruaças, ocupações de espaços e prédios públicos. Nada havia, enfim, para lhes intoxicar os arroubos da juventude.
Agora, sim, no atual momento político, o PT tem motivos de sobra para dar sinais de vida no ambiente universitário, saturado de quotas e outros privilégios: a oposição é o lugar onde os petistas se sentem mais à vontade.
O que o PT e seus aliados mais sabem fazer é latir contra a caravana que passa. Quando engrossam as fileiras dela, quando desfilam em suas liteiras, puxadas por jornaleiros movidos a pão com mortadela, ficam desfrutando de seus prazeres e privilégios, vivendo a sua democracia: o regime de governo que os preserva como casta intocável, muitos pontos acima do arcabouço social que os sustenta.



Nenhum comentário: