sexta-feira, 27 de abril de 2018


SEM MOLEZA
João Eichbaum
A doutora Catarina Moura Lebbos, que exerce jurisdição federal sobre as Execuções Penais em Curitiba, é uma mulher de verdade: não quer saber de moleza. Com sua mão de ferro, não tem moleza: visitas ao Lula somente segundo as regras da execução penal, porque presídio não é a casa da sogra.
E não tem moleza para ninguém, seja macho ou seja fêmea. A senadora Gleisi Hoffmann não conseguiu nada com ela. Não por ser mulher, mas porque queria moleza. Uma turma de governadores do PT levou o maior fora dela por iguais motivos.
Para ela é assim: dura Lex, sed Lex. Quer dizer: é dura, mas é lei.Tá preso? Pois aguenta a dureza da lei. Aquele argentino que ganhou um prêmio de alguns milhares de dólares com o nome de “Nobel da Paz” é um velhinho lúgubre, caindo aos pedaços, matéria própria para moleza. Ele e seu amigo Leonardo Boff, com seu jeito de padre, também não conseguiram arreglo com a juíza: sem moleza.
A doutora Catarina é uma verdadeira juíza. Para ela, todo o réu é réu. Não tem essa de excelência, de senhor ex-presidente. Se todos devem ser iguais perante a lei, que assim seja. Sem moleza.
Tivesse ela decretado a prisão do Lula, teria sido tudo feito de acordo com a dureza  da lei, que não distingue pobres e ricos, feios e bonitos, pretos ou brancos. Ela teria simplesmente, determinado a expedição do mandado, em cumprimento à decisão do TRF4, dando por encerrada a prestação jurisdicional. Não teria feito recomendações especiais, tipo, tratem bem o coitadinho, não lhe ponham algemas. Teria cumprido a lei, atrelada aos deveres de seu ofício e deixando a execução da prisão inteiramente a critério de quem a realizaria. Assim, teria dado uma lição aos varões gelatinosos, frágeis e tímidos: mulher verdadeira não gosta da moleza.

Nenhum comentário: