terça-feira, 16 de março de 2010

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

“NUNCA DANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS..."

João Eichbaum

Detesto comentaristas de futebol. Mas, contraditoriamente, os ouço, só para me certificar de que não estou enganado: eles só dizem besteiras. E são tão imbecis, tão idiotas, que se têm por entendidos em futebol.
Ora, futebol é ininteligível. Ninguém entende de futebol, pela pura e simples razão de que futebol não tem lógica, cada jogo é um jogo, cada jogo é uma história que jamais se repete. Hoje um jogador faz maravilhas e amanhã não joga nada. E assim por diante.
Mas, a minha intenção não é comentar futebol e já fui longe demais. Só queria dizer que comentarista de futebol não tem nada na cabeça. E foi exatamente de um comentarista de futebol que ouvi essa frase: o presidente Lula é um homem inteligente. Não é culto, mas é inteligente.
Ora, o limite da inteligência é exatamente a cultura. O homem inteligente se dá conta de que necessita ampliar o seu saber, a sua cultura. O homem burro, pelo contrário, se satisfaz com a própria ignorância. Porque sua inteligência é tão curta que ele não enxerga um palmo além do nariz.
Pois o Lula é exatamente assim. Chegou a presidente porque se cercou de gente esperta e sem escrúpulos, como o são os políticos em geral, mas especialmente os políticos do norte e nordeste (Calheiros, Sarney, Collor, só para ficar nesses aí). Tais políticos, se valendo da ignorância do Lula, que não sabe falar, que não sabe refletir, que diz o que lhe vem pela boca, sem ser comandado pelo pensamento, encontraram nele o político que o povão gosta: aquele que é ignorante como ele. E que faz o que povão gosta: dá camisinha pro povo transar, dá pílula do dia seguinte pra quem já transou, dá bolsa-família pra quem transou sem camisinha e sem pílula e por isso teve filho, sustenta a vagabundagem e as desordens dos “sem-terra”, distribui empregos públicos para a companheirada e se gaba de não ter estudado.
É tudo o que o povão quer.
As pessoas inteligentes, mesmo que não tenham cultura, sabem definir conceitos, que podem ser aproveitados e são, sobretudo, hábeis no trato com os outros.
De tudo quanto disse o Lula, até hoje, nada se aproveitou, salvo para o humor, e sua habilidade só pode ser comparada à de um elefante numa vidraçaria. A mais recente de suas manifestações, comparando os presos políticos de Cuba a criminosos comuns, bem revela as qualidades do torneiro mecânico feito presidente.
Realmente, “nunca dantes, na história deste país”, tivemos um presidente de tão poucas luzes, a serviço dos energúmenos da esquerda, de mãos dadas com as aproveitadoras raposas da política brasileira.

Nenhum comentário: