quinta-feira, 26 de maio de 2011

A BÍBLIA LIDA PELO DIABO

João Eichbaum

A FORMAÇÃO DO JARDIM DO ÉDEN

4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados: no dia em que o Senhor fez a terra e o céu. 5 E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava, porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem para lavrar a terra.6 Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra.


Complicado, né? O cara que escreveu isso parece meio perdido, não sabe o que dizer pra encher lingüiça. Deus criou a planta de campo, mas a planta ainda não estava na terra! Hum!
Será que Ele tinha se esquecido de criar a chuva?
Bom, de qualquer maneira, um vaporzinho que subia da terra quebrava o galho. Mais não era preciso, porque não havia homem para lavrar a terra e comer, então pra quê plantas e ervas brotando?
Manjou, cara? O Velho Javé, além de tudo, era um mão de vaca: economizava água e frutas.

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Xi, pelo jeito o homem aquele, feito de pó, tinha mais de um nariz.
Gozado, se era feito de pó, como é que não se esfacelou quando recebeu aquele sopro? Teria sido melhor assim, porque Javé, na certa, ia tentar nova experiência, testando um material melhor.

8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente: e pôs ali o homem que tinha formado. 9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida: e a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.

Legal, hein, beleza! Casa e comida, cuca fresca, sem espinhas na cara, pouca quilometragem, o sujeito tinha tudo pra se dar bem! Sem nada pra fazer, se deitava, olhava as árvores, as estrelas e o firmamento, que eram novidades para ele e, por distração, coçava o saco.
Foi assim que tudo começou.

10 E saia um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia e tornava em quatro cabeças. 11 O nome do primeiro é Pison, esse é o que rodeia a terra de Havila, onde existe ouro.12 E o ouro dessa terra é bom: ali há bdellio, e a pedra sardônica. 13 E o nome do segundo rio é o Gihon:este é o que rodeia toda a terra de Cusch. 14 E o nome do terceiro rio é Hiddekel: este é o que vai para a banda do oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

Era um baita conteúdo de água para regar o jardim, vocês não acham? Rios mansos, água tranqüila, tudo bem administrado. Mas vocês já imaginaram se fosse hoje, com tanto rio em volta? Agora que o Velho Javé perdeu o controle e quem manda é a natureza? Nossa! Quanto alagamento, quantas casas boiando, galinhas cacarejando no teto, Fuscas velhos de pernas pro ar no meio da água...!
Se um rio só já faz estrago ...Mas, pera lá: o ouro, donde é que saiu? Quando é que Javé criou o ouro? Não criou mineral nenhum, naqueles seis dias, os únicos em que trabalhou na vida.
Então, como é que apareceu o ouro, e o que é que o homem, sozinho, ia fazer com o ouro, sem fins lucrativos?

Nenhum comentário: