João Eichbaum
16 E à mulher disse: multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor parirás os filhos, e o teu desejo será para o teu marido e ele te dominará.
O que sobrou para a mulher está bem definido: a dor do parto, a fidelidade e a obediência ao marido. Isso que o Velho Javé nem tocou na menstruação, na TPM, na menopausa, essas coisas todas.
Sabem agora a origem dessa tendência do macho de viver pulando cerca? Ta aí, ó, na Bíblia. A fidelidade é um dever bíblico da mulher e não do homem: “só dá pro teu marido”.
E o machismo? Vocês sabem agora donde veio? Não foram os homens que o inventaram, não.
Claro, hoje em dia tudo isso passou a ser ficcional, filosófico. Mas já teve seu tempo.
17 E a Adão disse: porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste do fruto proibido, maldita seja a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias de tua vida.18 Ela produzirá também espinhos e cardos, e terás que comer também erva do campo. 19 Com o suor do teu rosto comerás o pão, até que voltes à terra, porquanto dela foste tomado: és pó e em pó te tornarás.
Foi assim que Javé, se sentindo desrespeitado, sem autoridade, saiu atropelando, puto da cara. E a primeira mijada que Adão levou foi por ter dado ouvidos à sua mulher.
Perceberam isso? Donde dá para entender que, ao invés de ter sido gentil, aceitando o que a mulher lhe oferecia, se o Adão desse uns petelecos nela, a história seria diferente e teria acontecido o primeiro divórcio do mundo, ficando o homem com o paraíso, sem precisar pagar pensão. E certamente teria ganhado uma mulher nova do Senhor.
E o resto foi só dureza: vais ter que pegar no batente, terminou a moleza, comerás erva...
É por isso que o povo todo come salada até hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário