sexta-feira, 6 de junho de 2014

COISA DE SUBDESENVOLVIDO

João Eichbaum

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung, comentando a irritação da Dilma Roussef com a FIFA, traduzida em exacerbada crítica  aos representantes daquela entidade internacional, observou que o discurso da presidente da República contém apenas meia verdade.
Diz o jornal que o Brasil não impôs limites às exigências da FIFA, deixando que essa ditasse as regras. E foi mais longe o jornal, afirmando que Luiz Inácio Lula da Silva, o antecessor de Dilma, foi quem, empolgado, fez de tudo para que a Copa do Mundo de 2014 tivesse como sede o “país do futebol”, para “dar alegria ao povo”. E que até foi além das exigências da FIFA, construindo mais estádios  do que ela exigira.
Enfim, o que o Süddeutsche Zeitung quis dizer é que o Lula botou a Dilma em maus lençóis e ela agora bota toda a culpa só na FIFA.
Não é outra a razão pela qual o PT quer a Copa, a qualquer preço: para esconder a cagada do Lula.
Mas, se consegue esconder a verdade para os brasileiros, o PT, por outro lado, fornece matéria para que a imprensa internacional trate o Brasil como um país pobre e irresponsável.
Então estamos assim: enquanto a  mídia estrangeira põe  para fora todos os podres do país da Copa de 2014, parte da imprensa brasileira, talvez em troca das dívidas com o INSS, está gastando .páginas e páginas sobre o evento, como se tudo estivesse lindo e maravilhoso neste país. E para completar o contraste, há greve de transporte em São Paulo e  manifestações de rua, pintando um quadro que não combina com a festa.
Mas, não faltam também os idiotas, para mostrar quão grande é a ignorância neste Brasil: passaram a noite numa fila, para comprar ingressos e saíram, na manhã seguinte, de  mãos abanando.
E mais uma vez a FIFA mostrou que quem manda é ela e o povão que se lixe.


Nenhum comentário: