quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TUDO EM NOME DE DEUS

João Eichbaum

Os animais irracionais só matam por dois motivos: para se defender ou para matar a fome. Por serem irracionais, eles não criaram deuses, não inventaram ritos, nem superstições, e jamais sonharam com uma vida depois da morte.

Os racionais fizeram exatamente o contrário: inventaram deuses à sua imagem e semelhança, construíram ritos, um céu, um inferno, alguns, um purgatório. E até um tal de limbo criaram, para meter lá as criancinhas sem batismo. E olha que esses criadores são chamados de “doutores da Igreja”.

Esses tais de “doutores” são de outros tempos, outras épocas, quando as concepções humanas eram mais próprias de macacos do que de homens. Parece que a Igreja Católica, pródiga em criar ritos e histórias de deuses, abandonou antigos desatinos e, nesses tempos modernos, na era da tecnologia está mais preocupada em adaptar suas divindades aos comportamentos dos homens do que vice-versa.

Já os islâmicos, ou pelo menos uma considerável parte deles, não evoluíram. Na contramão do progresso da ciência, eles acentuam suas crenças, insistem em seus ritos e se deixam embriagar por uma religiosidade doentia.

Nessa semana, aos brados de “Deus é o maior”, dois palestinos invadiram uma sinagoga em Jerusalém, onde cerca de vinte e cinco pessoas faziam suas primeiras orações, e mataram a tiros e a golpes de faca três rabinos e um fiel.

Uma carnificina em nome de Deus! Só animais racionais fazem isso: inventam deuses, de quem pedem proteção, mas evidentemente não a recebem, ou matam e torturam em nome desses deuses. Que crédito merecem os homens e seus deuses inventados?


  

Nenhum comentário: