quinta-feira, 4 de junho de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

E as mulheres chegaram e estão dominando a advocacia e as carreiras jurídicas de Estado. Como há o costume arraigado do brasileiro de não pagar a consulta do advogado. Também, a experiência, demonstra que o brasileiro acha que o advogado é rico. Pelo simples fato de ser advogado está bem de vida. Deve ter carro último tipo e viver como rico. Faz parte da vivência do brasileiro. Vem do tempo da Colônia. Nos tempos do Brasil colônia. Das Ordenações do Reino de Portugal que eram as leis que imperavam na colônia longínqua do Brasil, dos indios, negros escravos, sobre o trabalho dos quais se manteve a colônia brasileira e  a riqueza da Corte de Lisboa. As Ordenações Manuelinas, do rei D. Manuel. As Ordenações Afonsinas, do rei D. Afonso. Depois, sob o domino espanhol, por muitos anos, quase um século vigoraram as ótimas Ordenações Filipinas, dos reis Espanhóis Dom Felipe. Eram tão boas e o povo da pátria mãe, Portugal e da colônia, Brasil, se acostumaram às Ordenações Filipinas, que ao se tornar independente da Espanha, Portugal, continuou adotando as Ordenações Filipinas, tanto em Portugal, como no Brasil e demais colônias portuguesas ultramarinas, fundadas e conquistadas nas grandes navegações do gênio colonizador português.
O problema, agora, é arrumar emprego, trabalho, salário justo, e uma renda mensal fixa no fim do mês que sustente a mulher advogada.  Para o homem advogado já está difícil se sustentar só com os honorários. Para a mulher que saiu para o trabalho e se formou advogada, fica mais difícil ainda. A mulher tem a maternidade e o aleitamento da criança, etc...São distintas as realidades fáticas e que devem ser observadas.
 Há advogadas por todos os lados. Santa Maria, no RGS, hoje tem seis Faculdades de Direito. Capão Novo tem Faculdade de Direito, na praia atlântica.
O primeiro encontro da Mulher Advogada, da OAB. nacional, mostra a evidência palmar do nosso Brasil, a dificuldade de sobreviver da mulher,  no que tange à profissão de advogada.
Nério "dos Mondadori" Letti



Nenhum comentário: