sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

MEDIANEIRA E NAVEGANTES

G. Della Quercia

 Dizem que as Virgens Medianeira e a de Navegantes são a mesma. Só muda o nome e o lugar por onde passam. Simples assim. 

 A Padroeira do RS é uma tela, pintada por uma freira, não sei se virgem ou não. Vá saber. Coisas de foro íntimo. Ninguém mexe. É pecado. São esposas do "Homem". Daí a dar conta do recado é outra história: o harém católico, institucionalizado, com direito a anel e tudo. Com uma cruz em cima, claro. Vez por outra, o serviço é terceirizado. Afinal, ninguém é de ferro. O chefe delega poderes. 

 Mas vá lá. Deram a essa figura o nome de Medianeira. Do que não sei. Sua cabeça está ornada com uma coroa de ouro cravejada de brilhantes. Uma jóia. Não podia ser por menos. 

Um certo mão grande já tentou transferi-la para outra cabeça, mas segundo o bispo, um milagre divino impediu tal façanha. Só falta dizer que o meliante se converteu e virou santo, acompanhando a Virgem nas procissões e nos milagres. Sua função : recolher o lucro. 

 Andar no meio daquela multidão é coisa pra louco. Gente fantasiada de tudo. Até um veado fantasiado de Virgem Maria. Agradecendo graça. Será que? Pode ser. 

 O carnaval no Sambódromo da Medianeira, com trio elétrico e tudo. E mais os políticos caras de pau. Menos gente pra juntar o lixo. Fazer o que? Estão pedindo e agradecendo graças. O "vírus zera"  agindo. Letal. Não tem vacina. O religioso gosta de ser zerado. Na idéia e no bolso. Afinal tudo é pra Deus. E Deus me livre não acreditar na Virgem. Pecado com passagem direta para o inferno. Sem escalas. O papa falou que é virgem. Então é. Dizer o que?

 Dos 3 aos 7 anos, a idade em que, segundo os psicólogos, é a mais fácil para absorver ideias e histórias, esse vírus, apelidado de “fé”, é inoculado. E não sai mais. O círculo vicioso. O bispo passou por isso. O pai do bispo. A avó, principalmente. O filho, quem sabe? E por aí vai. 

Diz o jesuita padre Vieira, que ensinar há de ser como quem semeia, a mancheias, e não como quem ladrilha e azuleja. Concordo. Ele só não disse qual semente. Pode ser um inço bravo. E foi. 

    "Enrolar o povo e dividir o lucro da festa." 

   Como diz o debochado amigo meu. 



Nenhum comentário: