sexta-feira, 8 de julho de 2016

DE CHARLATANICES E ASSEMELHADOS
João Eichbaum

A consciência da própria finitude   e, consequentemente, o medo da morte, levaram o homem, fomentado pelo instinto, a criar um mundo mitológico, a que chama pelo eufemismo de espiritualidade. Nesse mundo ele coloca deuses e demônios, bem-aventuranças e castigos, almas penadas e depenadas. Para não esquecer de si próprio, naturalmente, coloca lá também uma extensão da própria vida, com outra dimensão.

Em outras palavras: ninguém morre. Do cadáver evola uma energia que o transforma em espírito. Até hoje ninguém viu a tal energia. Mas a maioria das pessoas vai levando a vida com seus solavancos, dores, desenganos, sofrimentos, perdas, paixões e desamores, esperando pelo fim que não será o fim. E, para tornar mais forte essa esperança, procuram meios físicos aos quais creditam o poder de ligá-las ao mundo criado por suas fantasias.

Uma dessas ligações, além do papa e Maomé, são os chamados “médiuns”, a quem se atribuem poderes de encarnar almas do outro mundo. Essas, por sua vez, são dotadas de qualidades que as do lado de cá não têm: curam doenças, servem de mensageiras de recados de outros falecidos, transformados em espírito pela morte.

A revista Veja desta semana traz intrigante matéria sobre João de Deus, um desses “médiuns” que, sofrendo de câncer, não curou a si próprio, nem procurou outros colegas do além: submeteu-se à cirurgia e à quimioterapia, como qualquer um que tenha CPF. Mas, não foi tratado um vivente comum. Foi incluído entre os da categoria de cima: no famoso hospital Sírio Libanês de São Paulo, graças aos que pagam por seus favores.

A superstição, conhecida também pelo nome eufêmico de fé, é mais fruto do instinto, de que cada animal é dotado, do que da inteligência, qualidade privativa do homem. Por isso, nem a comprovada charlatanice (que é crime) inibe a prática de “passes, curas espirituais e incorporações”, a que se segue um monte de etc.

Nas pegadas de gente como Lula, Chaves, ministro Roberto Barroso, modelo Naomi Campbell, atriz Giovana Antonelli e apresentadora americana Oprah Winfrey, que figuram na lista dos milhares de “clientes” do tal de João de Deus, o povo não vai se considerar burro, nem desistir.

As imensas filas na frente da casa de João de Deus, em Abadiânia, no interior de Goiás, continuarão, porque a razão bate em retirada diante das ilusões do povo. Com tais ilusões não combinam as reflexões sobre um ser chamado homem. Essa criatura, gerada entre fezes e urina, e sujeita a disfunções cerebrais que a tornam menos do que um animal, acaba em cinza e barro. Mas não abre mão da ilusão de ser transformada, para toda a eternidade, numa versão mais sofisticada, chamada espírito.



Nenhum comentário: