terça-feira, 15 de julho de 2008

COLUNA DO PAULO WAINBERG

Crônicas crônicas
TESTE PARAPSICOLÓGICO

Paulo Wainberg


No intuito de contribuir com as angústias, aspirações, desejos ocultos, ambições, desvios de conduta, espíritos de porco, imperativos morais e manifestações atípicas, esta educativa coluna propõe - a partir de observações acuradas e reflexões esquizofrênicas de e sobre o cotidiano dos famosos - o teste abaixo, um dos mais complexos e completos dentre tantos outros que se propõem a definir personalidades e caráter de quem quer que seja.
O jornal de domingo publica entrevistas com famosos, uma seção que gosto muito de ler. Em geral são artistas, cantores, personalidades que se destacam e as perguntas pretendem obter um perfil do cotidiano dessas pessoas.
Meu proverbial espírito pesquisador não ia ficar imune à natureza das respostas dadas e por isso sistematizei a coisa, criando dois grandes grupos de respostas.
O primeiro deles, que denominei de “falsos” abrange respostas pedantes, eruditas, estilosas, fazendo gênero e vendendo imagem. O segundo, que denominei de semi falsos contem as respostas politicamente corretas, o cara se mostrando ajeitadinho, certinho, arrumadinho e bem comportadinho.
Para satisfazer sua imensa curiosidade a respeito deste tema, curiosidade que vem corroendo seus dias e suas noites, mostro agora o fruto deste trabalho exaustivo que me ocupou nos últimos anos com a mesma intensidade da investigação que fiz sobre o sistema reprodutivo das tatuiras, aquele bichinho que se enterra nas areias da praia. As respostas “a” são as falsas, as “b” são as semi falsas e as “c” são as minhas que é, eu sei, o que você quer mesmo saber.
1) Qual a sua idéia de um domingo perfeito?
a) Caminhar de manhã, almoço com a família, ler um bom livro (ninguém lê um mau livro, impressionante) escutando qualquer obra de Corelli ou Gounaud, cinema ou teatro no fim do dia.
b) Dormir até as dez, brincar com as crianças, almoço com a família, levar os filhos ao parque, ler um bom livro, pegar um cineminha ou ir ao teatro.
c) Quando acabarem com a segunda-feira!
2) O que dispara o seu lado consumista?
a) Lojas de música, livrarias, antiguidades, galerias de arte.
b) Lojas de música, livrarias, antiguidades, galerias de arte e roupas de griffe.
c) Cartões de crédito e saldo bancário.
3) Que filme você sempre quer rever?
a) Morangos Mofados, Cria Cuervos e todos do Orson Welles.
b) Qualquer um do Woody Allen
c) Nenhum.
4) Que música não sai de sua cabeça?
a) Sinfonia número um em fá menor de Shostakowsky
b) As Quatro Estações de Vivaldi, pagode e Rolling Stones.
c) Bossa Nova
5) Um gosto inusitado?
a) Tomar daikiri estendido na rede lendo poemas de Ezdra Pound no original.
b) Comer aipim frito com feijão, arroz e carne de panela.
c) Vestir cuecas limpas todos os dias.
6) Um hábito de que você não abre mão.
a) Fazer tricô para relaxar.
b) Brincar com meus filhos
c) Dormir pelado no verão.
7) Um hábito de que você quer se livrar
a) Tomar remédios para dormir
b) Parar de fumar
c) Nenhum
8) Qual a sua maior qualidade?
a) Ser intransigentemente honesto. Não negocio honestidade.
b) Lealdade com minha família e meus amigos
c) A modéstia.
9) E seu maior defeito?
a) Não sei se é um defeito mas não tolero quem descumpre a palavra dada.
b) Não dar toda a atenção que gostaria à minha família.
c) Nenhum.
10) Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo?
a) Karl Marx, Beethoven ou Charles Chaplin.
b) Gosto muito do jeito que sou mas... seria ótimo poder ser... sei lá, José Saramago, talvez.
c) Um playboy internacional.
11) Daqui a dez anos você estará...
a) lendo, escrevendo, cantando, atuando.
b) Fazendo as mesmas coisas que faço, cuidando de minha família.
c) Fazendo 73 anos.
12)Eu sou...
a) Feliz comigo mesmo, meus gostos e com a vida que escolhi para mim.
b) Responsável, leal e sensível.
c) Bonito, charmoso, sensual, inteligente... e outras coisas que a modéstia me impede de revelar.
Bem, agora você já sabe como são os outros e como eu sou. Vai negar que sua vida ganhou outro sentido, um novo significado e, por que não dizer, um novo objetivo?
Não tenho nenhuma dúvida que abri um novo leque de opções para você, que andava por aí procurando sarna pra se coçar, problemas para resolver, coisas para se incomodar.
Em qual das opções você se enquadra? Reflita, não responda sem pensar, não cometa o erro da precipitação. Leia cuidadosamente cada uma das opções, faça um exame de consciência e decida, sem perder a noção de virtude inerente. Ao menos uma vez na vida, tenha coragem!
Depois, envie este e-mail para duzentos e setenta e seis conhecidos e verá que, cinco minutos depois, seus desejos mais sórdidos se realizarão.
Não interrompa o fluxo deste teste. Em 1936 um sargento da Brigada Militar não deu andamento ao teste e jamais foi promovido a Cabo. Guga interrompeu a corrente e deu no que deu. Justin de Gaillard enviou o teste apenas para duzentos e setenta e cinco conhecidos e seu romance Le Réfuge des Oiseaux não foi lido nem por sua mulher. Se tivesse incluído apenas mais uma pessoa e seria hoje o mais jovem ganhador do Premio Nobel de Literatura.
Um certo marchand simplesmente deletou a corrente e nunca mais vendeu um quadro.
Maria de Orós era faxineira. Enviou a corrente para duzentos e setenta e seis conhecidos e cinco minutos depois foi assediada pelo prefeito de sua cidade e hoje é fixa do maior industrial da região, morando no flat de luxo e tomando banho todos os dias.
Creia, meu amigo, minha amiga. As forças estão a seu favor portanto siga a corrente, nade a favor da correnteza, deslize morro abaixo e transforme sua vida embora, ao que me conste, não se tenha notícias ou comprovações oficiais de que a fé, alguma vez, tenha removido uma única montanha sequer.

Nenhum comentário: