terça-feira, 20 de abril de 2010

COM A PALAVRA, HUGO CASSEL

TARTUFO

Tartufo, como sabeis, é o título de uma comédia político/religiosa de Moliére. Uma das mais famosas em todos os tempos, eis que a situação retratada permanece muito atual, particularmente no Brasil. Na língua portuguesa o termo "Tartufo", tal como em outros idiomas, passou a ter a acepção de "pessoa hipócrita, falsa e mentirosa". Originou ainda uma série de derivados como "tartufice", "tártúfico", ou ainda o verbo "tartuficar", significando enganar, ludibriar e outros relativos. Esse personagem, na obra é o símbolo do poder na aristocracia francesa na sua luta para manter e aumentar seu poder e seus privilégios, usando a seu bel prazer a seu único e exclusivo proveito, sendo capaz de mentir, roubar, fraudar, especular e transgredir normalmente, com o único objetivo de não só manter, mas granjear novos privilégios. Na obra de Moliére, em nome de Deus; no governicho do senhor Luiz Inácio Tartufo Lula da Silva, em nome da sua "democracia bolivariana" copiada de Hugo Chavez. Em tudo e por tudo a obra de Moliére se aplica ao Brasil. Na corrupção, na hipocrisia e na ocupação dos cargos de mando, por espertalhões, corruptos, assassinos, assassinas, assaltantes, terroristas e bandidos de todos os calibres. Moliére escondeu por trás da atuação de seus personagens a crítica à hipocrisia, de alguns poderosos falsos paladinos democráticos que na verdade eram saqueadores, de heranças na peça; do dinheiro público no Brasil. A comedia é "tão Brasil" que tem até um personagem, Argas, que "entra mudo e sai calado", mas que dá um grande prejuízo. No Palácio do Planalto, em Brasília, tem alguém assim, Argas porém, coitado, não tinha cartão corporativo (ilegal) para gastar R$ 400.000,00 mensais.

Direitos Humanos

O grito de Mayakovski ressoa pelo país: "Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor em nosso jardim. E não dizemos nada; na segunda noite já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada". Quando a cruz de Cristo for tirada das paredes e colocadas a Foice e o Martelo ou a Estrela Vermelha, por não ter dito nada, já não teremos como dizer nada. Acorda Brasil!

Ajudinha

Esta semana o presidente Lula deu prosseguimento à sua campanha de "Ajuda Humanitária" a alguns países pobres, com já fez com o Paraguai, a Venezuela e a Bolívia. Deu alguns milhões de dólares que sobram no Brasil, para Cuba recuperar um porto naval, mais outros milhões para melhorar a rede hoteleira de Havana, mais alguns trocados para montar uma fábrica de óleo lubrificante, e alguns míseros milhões outros para recuperar as estradas esburacadas de Cuba, afim de que fiquem nota 10 como as nossas. Eta brasileiro bonzinho!

Maçonaria

A Maçonaria brasileira foi, por enquanto, a única Ordem que publicamente se manifestou contra a absurda Lei dos Direitos Humanos, a corrupção e a favor da "Ficha Limpa". Onde está a OAB? Onde estão as ONGs? Onde estão as Igrejas Católica, Luterana, Pentecostais, Evangélicas? Seguem o "Grito de Mayakovski"?

Um comentário:

rogerio disse...

Olá,
Oque se pode esperar dessas instituições? NADA!! Todas elas são corrompidas pelo vírus vermelho sociopata!! Como diria um velho professor:
São iguais as prostitutas, só que as prostitutas tem mais ética e moral!!