segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

COM A PALAVRA, HUGO CASSEL

AGUAS CALIENTES

A maior preocupação mundial, no momento, embora as medidas aparentemente não sejam levadas muito a sério por alguns segmentos da sociedade humana, é a falta da água. O drama da sede que a imprensa não destaca muito, mas que na Internet chega a arrepiar, podendo num futuro não muito distante liquidar com a vida no planeta. Água é vida. Sem ela nada sobrevive. A água em forma de gelo nas montanhas, está a cada ano menor. Em alguns países da Europa, onde o turismo depende da neve o do gelo, as autoridades estão chegando ao extremo de proteger o gelo com enormes coberturas de plástico para evitar que derretam. No Brasil dezenas de roteiros de turismo têm as águas como atração. Já imaginou o leitor caminhar no leito seco do amazonas? Nenhuma gota caindo das pedras nas cataratas de Iguaçu? Nenhuma gota para extrair do Aqüífero Guarani? Ficção científica ? Nem tanto. Água faz bem à saúde, em todas as suas formas, Gelo, neve, fria ou quente. Em boa hora, a ATHISC ,Associação de Turismo Hidro Mineral de Santa Catarina, desenvolve um programa de divulgação da potencialidade das Estâncias em nosso Estado, líder no Brasil de locais com “Águas Calientes”. Da mais alta qualificação. Vários workshops foram realizados em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Florianópolis, e Blumenau, destacando a estrutura dos estabelecimentos. O público ficou sabendo tudo de Termas da Guarda, Rio do Pouso, Gravatal, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz, ( a segunda melhor do mundo), Águas Mornas, Piratuba, Itá , Treze tílias, Águas de Chapecó, São Carlos , Palmitos, São João do Oeste e Quilombo, nas quatro regiões do Estado. É preciso porém que tais informações sejam completadas, com a participação de agentes de viagem, montando pacotes “turismo saúde” e mais ainda com Empresas de transporte, para que se saiba “Como Chegar”. Nem todo turista viaja de carro. Muitos , (principalmente idosos) preferem ônibus. O programa pode assim ser otimizado.
GUERRA DO RIO
Nunca antes neste país, como diz o “já vai tarde”, havia acontecido uma conjugação de esforços no sentido de tomar uma atitude drástica contra o desafio continuado da criminalidade, no Rio de Janeiro. Fica aqui o jornalista, a pensar, o que terá acontecido para que de repente, na repetição dos velhos desafios de queimar ônibus, atirar contra as delegacias, e determinar leis para as favelas, as autoridades tolerantes tenham mudado. Quem teria sido prejudicado? Vamos aguardar, pois não se imagine que com a prisão de dezenas de traficantes, apreensão das toneladas de drogas, motos, carros, e valores, o problema esteja resolvido em definitivo. Onde estão as centenas de jovens que fugiram? Vão fazer o que para sobreviver? Assaltos ? Arrastão nas praias? Limpar as favelas é uma medida profilática, temporária, pois o grande desafio se chama Educação e Trabalho, coisa que nenhum governo até agora conseguiu resolver, embora as mentiras dos últimos 8 anos do governo (des) Lula, que preferiu “encher a barriga “ dos pobres ao invés de “encher a cabeça” com educação. O caminho da primeira é o esgoto. Da segunda o sucesso na vida. É bom também lembrar que os chefetes das favelas, são “segundo escalão”, enquanto os verdadeiros chefes moram em São Conrado, Ipanema, Copacabana, e Barra. Continuem pois a ver na TV o ator dizer convictamente: Aqui tem Educação”!
LIXO
Consta que os autores de Novelas da Globo são gays. De todos os lixos que desfilam em horário nobre “Passione” bateu o recorde: Só tem escória moral e social.

Nenhum comentário: