sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CRÔNICAS IMPUDICAS

O MINISTÉRIO PÚBLICO NAS BALADAS

João Eichbaum

Sim, estou lendo no jornal: “o Ministério Público estadual instaurou inquérito civil para investigar se as casas noturnas de Santa Maria oferecem acesso a pessoas com deficiência.”
Não sei se vocês sabem, mas a demolição do Baronda, do histórico Baronda de Capão da Canoa, começou com o Ministério Público.
Então, é isso aí. O que interessa o Ministério Público é estar na crista da onda, seja no “bar”, seja nas casas noturnas. Uma instituição que não tem nada mais sério para fazer, tem mesmo que se dedicar a essas coisas que chamam a atenção, quer pela agressão a costumes enraizados, quer pelo ridículo.
Entre instaurar procedimento por atropelamento de galinhas e inquérito civil para investigar se as casas noturnas oferecem acesso a pessoas com deficiência, não há diferença no nível do ridículo: é coisa de quem não tem o que fazer.
Me digam se é necessário instaurar “inquérito civil”, para isso? Quantas pessoas são necessárias para trabalhar num “inquérito”, quanto papel vai fora...
Tudo para saber se existem condições de acesso a pessoas deficientes...
Pergunto a vocês: o que é que uma “casa noturna” pode oferecer a “deficientes”? O que é que um “deficiente” vai fazer numa “casa noturna”. Quantos “deficientes” costumam frequentar “casas noturnas”?
Bem, o conceito de “casa noturna” é muito amplo. No meu tempo se chamava cabaré, e pronto. A gente ia lá para fazer, basicamente, três coisas dançar, beber e levar uma mulher para cama.
Hoje é meio relativo. A última etapa pode ou não acontecer. Depende da “casa noturna”. A menos que a “casa noturna” tenha como finalidade específica essa última etapa, ela só vai acontecer se “pintar o clima”.
Então, o que resta para um “deficiente”, nesse caso? Beber e dançar. Beber, tudo bem. Mas, dançar? Como irá dançar um deficiente?
Então, minha gente, em resumo, o Ministério Público está instaurando inquérito civil, gastando o nosso dinheiro, para que os deficientes, os poucos, os raríssimos “deficientes” que frequentam “casas noturnas” possam encher a cara. A notícia não fala de que o “inquérito” vai se estender a todos os barzinhos, a todos os botecos... Não: só as “casas noturnas” têm direito a inquérito civil.
Mas, me digam uma coisa: quando é que o Ministério Público vai instaurar “inquérito civil” para verificar as causas das filas no INSS, por exemplo, que são formadas só por doentes, deficientes e velhinhos? Ou as filas dos bancos, em cujas portas velhinhos trôpegos suspiram, esperando seus minguados reais?
Bem, da minha parte, vou esperar sentado por alguma ação do Ministério Público que saia da área do ridículo. Só não posso impedir que saia do meu bolso o dinheiro que sustenta tantas asneiras.

Nenhum comentário: