quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CRÔNICAS IMPUDICAS

CRÔNICA NADA NATALINA

João Eichbaum

Política é assim, ó. PT, sabendo que não elegeria sua candidata com as próprias forças, se uniu ao PMDB que, de sua parte, também não teria cacife para eleger candidato próprio. Juntaram-se os dois, para nos impingir a Dilma.
Bem, ganha a eleição, começam as cobranças: eu quero isso e aquilo. Não eu só te dou isso e aquilo. Enfim, a oração de São Francisco, naquela parte que incentiva a suruba, é rezada com toda a devoção: é dando que se recebe.
Nessa troca de favores e pagamento de promessas, o PMDB, entre outros ministérios, ganhou o Ministério do Turismo e indicou um velhinho de oitenta anos para o cargo. O ancião se chama Pedro Novais, e é deputado pelo Maranhão.
Do Maranhão. Só podia. A terra do Sarney.
Pois não é que o velhinho, em plenos oitenta anos, resolveu fazer festa num motel, com vários casais, para tornar realidade a poética oração de São Francisco, exatamente naquela que é a parte angular da política brasileira: é dando que se recebe.
Nunca esquecendo que o velhinho será o Ministro do Turismo da Dilma.
Bem, meus amigos, que o velhinho vá se esbaldar em motéis, tudo bem, ele deve ter saúde ou Viagra suficiente para tanta festa. Mas que nos faça padecer, por trás, as mesmas estocadas que outros, lá dentro do motel, padeceram, isso já é demais.
Traduzo, se é que vocês não entenderam: o velhinho quer botar no nosso também. Ele apresentou à Câmara a conta do motel, para ser ressarcido pela “verba indenizatória do mês”, ou seja, quer que nós, os contribuintes, paguemos a conta.
Procurado para dar explicações, o candidato à presidência da Câmara, um metalúrgico (metalúrgico, de novo?) de Canoas, chamado Marco Maia, que também está se arreglando com o PMDB do Sarney, para se eleger, saiu pela tangente: “nós agora estamos preocupados e focados com o tema que diz respeito à construção de um processo que seja mais aberto e mais transparente e garanta a representação de todos os partidos”.
Ah, bom. Entendi. Ele quis dizer o seguinte: não sou contra, nem a favor, muito antes pelo contrário...
Moral da história: vocês sabem agora porque os deputados aumentaram seus ganhos?
Haja motéis, pelo Brasil afora. Para a prática do Turismo, naturalmente, incentivado pelo futuro Ministro, com o aval do Marco Maia e da Dilma Roussef.

Nenhum comentário: