quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A BÍBLIA LIDA PELO DIABO

João Eichbaum

DEUS ANUNCIA O DILÚVIO A NOÉ

13 Então disse Deus a Noé: o fim de toda a carne é vindo perante a minha face, porque a terra está cheia de violência e eis que os desfarei com a terra.

Pintou histeria no pedaço, terra arrasada:
“Tô de saco cheio, vou terminar com a carne e a violência, meter água nessa merda.”
Em outras palavras, foi isso que o Velho disse, sem verbos entre dentes, tudo explícito, cheio de rancor, esquecido de que era “misericordioso e bom”.
O Noé deve ter ficado boquiaberto, pensando: pô, onde é que o Senhor deixou a sua “bondade” e a sua “misericórdia”?
E também ficou certamente pensando nas criancinhas inocentes e nos burrinhos que pastavam mansamente na grama dos prados. Uns e outros nada tinham a ver com os pecados da carne e da violência.
Naquele tempo ainda não havia os padres para perdoar e absolver em nome Dele. Ele não tinha representantes, era tudo na base do “deixa comigo”. Puto da cara como estava, não iria medir as palavras, nem aplicar a gramática, usando o “nós” majestático, aquele que o papa usa, e muito menos botar os adjetivos nos lugares apropriados.
Isso que o mundo nem tava nessa merda toda que ta hoje. Pelo jeito o Velho não tinha nem noção de violência.

14 Faze para ti uma arca de madeira de gofer. Farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15 E desta maneira a farás: trezentos côvados de comprimento por cinquenta de largura e trinta de altura. 16 Farás na arca uma janela e de um côvado a acabarás por cima, e a porta da arca a porás a seu lado, far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros.

Precisava tudo isso?
Um cara que tinha feito o mundo em seis dias, só usando o gogó, “faça-se isso, faça-se aquilo” e piriri e pororó, agora estava inaugurando o sistema de terceirização, a começar pelos serviços de salvação, botando a turma no batente e se limitando ao “design”?
Por que é que, ao invés de tudo isso, ou para evitar essa trabalheira toda, Ele não organizou um setor de almoxarifado e de administração, para repor material e providenciar serviços de emergência? Ou não arrumou um lugarzinho no céu pro Noé, até passar a chuva?

Nenhum comentário: