sexta-feira, 6 de julho de 2012

A EDUCAÇÃO ESTÁ PIOR DO QUE PARECE


João Eichbaum

A imbecilidade do ser humano não tem limites. Konrad Adenauer já perguntava, no século passado: “por que será que Deus impõe limites à inteligência humana, mas não os põe à burrice?”
Assim é. E a gente vai morrer, sem ver tudo, como diz o ditado popular.
Pois sabem da última?
O prefeito de Nova Prata expediu um ato administrativo tornando obrigatória, no currículo escolar, a leitura da crônica diária do Paulo Santana.
Paulo Santana, para quem não sabe, é um megalomaníaco, como ele próprio  reconhece, que tem uma grande capacidade para escrever bobagens. Culturalmente é um zero à esquerda. Mas sabe se expressar, tem uma linguagem acessível, não porque queira, mas porque, não tendo cultura, seu vocabulário é limitado e seu estilo não passa do feijão com arroz.
Mas, exatamente por não ter cultura, por ter um vocabulário pobre, ele chega até o povão. Duvido que algum intelectual o leia. Mas, o povão – tirando fora os colorados – o adora.
Sua coluna – penso eu – é lida pela metade do Rio Grande do Sul ignorante. Nessa metade, claro, se inclui o prefeito de Nova Prata.
Colunistas como J.J. Camargo, Flávio Tavares, Percival Puggina, sem falar em Marta Medeiros, Cláudia Tajes, David Coimbra, Claúdio Moreno, Luís Fernando Veríssimo, e outros mais, jornalistas de estirpe, não servem para Nova Prata. São verdadeiros escritores, têm cultura, têm muito a ensinar, e por isso estão em nível muito superior, inacessível aos alunos das escolas municipais de Nova Prata, segundo o prefeito.
Deve ter sido essa a única forma que o prefeito de Nova Prata encontrou para ter seu nome divulgado nos jornais. Assim, ele será conhecido pela metade ignorante do Rio Grande do Sul.
Paulo Santana serve de instrumento para divulgar pessoas. Por isso, muitas pessoas, especialmente políticos e empresas têm medo dele. Ai de quem o Paulo Santana falar mal: a metade ignorante do povo do Rio Grande do Sul vai lhe dar as costas, certamente. Mas, quem quiser estar de bem com o povão ignorante trate de ser elogiado pelo Paulo Santana.



Nenhum comentário: