quarta-feira, 19 de junho de 2013

SE TEM PROTESTO, TO LÁ NO MEIO DA TURBA (II)
João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com


Na minha primeira manifestação a respeito dos protestos, que começaram com as vaias para a Dilma, na abertura da Copa das Confederações, eu encerrava a crônica, perguntando: será que o povo está se dando conta de que temos um Legislativo que só faz leis burras, um Executivo que só quer o nosso dinheiro e um Judiciário que não tem a mais puta idéia do que seja Justiça?
Realmente, assim é: o povo está revoltado contra o mau uso do poder como um todo. Ninguém está satisfeito. Os que necessitam de transporte coletivo estão bufando contra os preços. Os que usam transporte próprio, estão revoltados contra os engarrafamentos, contra o alto preço do IPVA, contra o estado miserável das rodovias, contra a criminosa espreita da polícia com seus radares, para extorquir dinheiro, contra a acusação fácil e inconseqüente de que a bebida é a principal responsável pelos acidentes, quando, na verdade, a causa maior são as estradas de terceiro mundo.
Me respondam: qual foi a última lei que beneficiou a todos os brasileiros, qual foi? Alguém tem conhecimento disso?
As últimas leis de que me lembro são as que desarmaram o povo, as que proibiram o povo de beber, as que aumentaram impostos.
É só para isso que serve o Legislativo? É para isso que os deputados e senadores embolsam tudo o que podem e ficam ricos de uma hora para outra?
E o Executivo, que resposta dá para os impostos que a classe média paga? De que adianta pagar imposto, se ainda precisa pagar escola, plano de saúde, e um guardinha para dar um olhada na casa de vez em quando?
E o Judiciário, para que serve com sua preguiça, sua morosidade, se sua principal preocupação é com o envoltório dos salários, das mordomias e dos privilégios de juízes, desembargadores e ministros, que só assinam as sentenças proferidas por estagiários e assessores? O que se espera de um Judiciário que manda soltar assassinos, estupradores, assaltantes, porque o presídio não respeita os “direitos humanos” e nos manda para a cadeia só porque tomamos umas biritas e fomos dirigir, ou porque pixamos a Prefeitura?
Enfim, tirando os que estão no Poder e os que vivem mamando nas tetas do Poder, todos têm motivo para protestar, ou até mais do que isso.
Sobre vandalismo? Ah, sim, a resposta não é minha, mas vem de alguém que postou no Facebook:
“Um ônibus queimado é um bilhão de vezes menos do que uma obra superfaturada”.



Um comentário:

Gigi disse...

Eu concordo com boa parte do texto, não todo. Por exemplo, não admito contemplação com vandalismo, destruir um ônibus, por exemplo, e não adianta me alegar que há outros crimes maiores.