sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DE XINGAMENTOS E LOUVORES

João Eichbaum

A crônica intitulada “De beagles e outros animais” rendeu, não pra burro, mas pra cachorro. Levei vários xingamentos. Uns leves, diplomáticos, até receosos, mas houve um leitor que só não me bateu, porque não me conhece, não sabe quem eu sou, nem onde moro.
O cara deve ser um baita cachorreiro.
Em compensação, uma leitora se queixou amargamente do domínio de certas idéias, que não admitem pensamentos contrários. E concluiu dizendo que “hoje neste país todo mundo é obrigado a adorar cachorro e gay”.
É. Devia ser “cada um, cada um”, como diz o povo. Mas hoje já deixou de ser assim. Determinadas idéias e conceitos estão assumindo a liderança, sufocando opiniões e se transformando em lei. Por exemplo, terminaram com os circos. Mais tarde de certo vai ser a vez dos zoológicos.
Se você não gostar de cachorro ou gato, ou galinha, você é um malvado. Se você não gostar de viado, você é preconceituoso, “homofóbico”. 
Aí, então, quem não é muito ligado em quatro patas não sabe o que fazer quando chega na casa do amigo, do parente ou do cliente e vem aquele cachorrão fungando, se encostando, se esfregando. Não poderá dizer que não gosta de cachorro para não ofender, e aí o dono começa a discorrer sobre as qualidades do bicho, não muda de assunto, e o cara não cachorreiro, tem que ficar sem jeito, rindo sem querer, perdendo a graça, louco de vontade de ir embora. E, quando chega em casa, vê a fatiota cheia de pelos.
Ou está num transporte coletivo, ou numa praça, com a sua filhinha inocente, e vê aqueles dois viados de mãos dadas, ou até se bolinando, e é obrigado a fingir que não ta nem aí, porque se olhar atravessado, deu, é “homofobia” preconceito, são capazes de chamar a polícia.
Que não se maltrate animais, acho que todo mundo concorda. Mas ter que tolerar animais que maltratam a gente, é demais. Por exemplo, você está no bom do sono, em plena madrugada, e começa uma briga de gatos pela vizinhança, ou até no seu próprio pátio, você tem que ficar bem quietinho, perder o sono aturando aquela zorra, porque se pegar um pedaço de pau e correr atrás dos gatos, poderá ser acusado de maltratar animais.
E tem que ficar quietinho, sofrendo a agressão psicológica de viados se bolinando, senão pode ir em cana.
Então, como diz aquela leitora, todo mundo é obrigado a adorar viados, veados e outros bichos.



Nenhum comentário: