quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PRA DIABO NENHUM BOTAR DEFEITO
João Eichbaum

O doutor Pereirinha, causídico de foros e tribunais, personagem do meu romance (no prelo) “Esse circo chamado justiça”, certamente colocaria, entre seus “relatados e sucedidos”, essa cruza de novela mexicana com filme de terror, bem no seu estilo, como segue.
Os serviços de missas, batizados, casamentos e enterros na paróquia Bom Jesus, de Goiânia, têm sido atravessados por problemas de quatro operações no dízimo e destemperos outros no ramo de travesseiros e lençóis, envolvendo batinas. E tudo acabando em missas de sétimo dia.
A meada teve começo com o passamento do padre Adriano Curado, remetido ao reino dos céus a poder de veneno com dose para elefante. De carona em cochichos e interrogações, tinha chegado aos tímpanos do bispo diocesano o aviso de que os sagrados votos do celibato andavam por conta de despaupérios em roupas de cama, na paróquia Bom Jesus, onde também as contas “de menos” estavam a infestando a contabilidade do dízimo.
 O padre Adriano tinha sido plantado lá, para botar moral na paróquia, apurando o que havia por baixo das batinas e em cima das contas. Mas adernou para sempre, depois do café da manhã, no seu terceiro dia de ministério.
Desentranhando conversas de ouvido através dos fios, a polícia descobriu que o padre Moacir Bernardino, colega de Adriano, andava repartindo, debaixo dos lençóis, seus sessenta anos de idade com o noviço Dairan Freitas, de 23.
Chegados os autos às mãos do juiz da comarca, o meritíssimo resolveu botar os apóstolos atrás das grades, sob a suspeição de haverem agraciado o padre Adriano com a vida eterna, para evitar o escândalo público.
Mas nas asas dum “habeas corpus” eles saíram voando. Dois anos depois, porém, veio o segundo capítulo: o padre Moacir Bernardino teve a alma despachada para lugar incerto e não sabido, com dois tiros na cara.
Para o terceiro ato de sangue na Paróquia Bom Jesus compareceu o padre José Altino. Tido como amigo do padre Moacir, era conhecido também da polícia: além de suspeito da morte do colega, já tinha sido preso por ter feito trafegar bala de trinta e oito na direção de um irmão, por quesilhas de herança.
Tinha também um amor atrasado no currículo. Coisa de vinte anos, haviam se conhecido ele e a noviça Creuza Macena, que acabou trocando a virgindade prometida ao carpinteiro Jesus pelo sacramento de aliança com o pedreiro José Amilton. Agora, reencontrando-se na paróquia, o padre e a ex-noviça resolveram botar em dia aquele amor de vinte anos distanciados. 
Por diz-que-diz, José Amilton passou a sentir coceiras nos parietais. Seguindo o “procurai e achareis” do evangelho, fez tocaia para a mulher, e achou. Com aqueles olhos que haveriam de desenhar o céu quadriculado, viu a Creuza, já sem a antiga virgindade, a bombordo do celibato sacerdotal do padre Altino, na direção do Motel Sky, em Aparecida de Goiânia.
Acompanhado de uma militante em serviços de cama, contratada especialmente para o evento, o pedreiro também foi para Motel. Entrou com o pé na porta do quarto onde os antigos apaixonados mal tinham começado o aquecimento, e botou o trezoitão em serviço, mirando o padre. A pessoa do reverendíssimo entregou a alma sem saber pra quem, mas sabendo por onde.




Nenhum comentário: