quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

O Brasil fervendo. O Brasil é continental. São 200 milhões de habitantes. Está tudo por fazer no Brasil. Vamos ver onde vai parar tudo isso.
Penso que não há quem se arrisque a dar um palpite seguro de onde vai parar nosso país....
Eu pessoalmente, que sempre tive uma formação familiar, pacata, de união, e sempre estudei em colégio católico, Irmãos Maristas em Antonio Prado e Colégio Anchieta em P. Alegre, lógico, que minha paleta ficou marcada pela filosofia escolástica e jamais, quando estudante, fui de " esquerda". Na década de 50 e 60, do século passado. Hoje, eu não sei definir, no Brasil, o que é "esquerda" e o que é " direita". 
Como Juiz, sempre procurei amenizar o rigor das leis. A lei dura nas mãos de um bom juiz se torna uma lei doce. Uma lei doce nas mãos de um mau juiz se torna uma lei dura. Este foi o princípio que sempre levei comigo. As Comarcas por onde andei de Juiz, por este interior gaúcho, por 12 anos são testemunhas do meu proceder como Magistrado.
Por isso, sempre aprendi a conviver com a prepotência do rico e poderoso mas também soube lidar, generosamente, com a arrogância do pobre.
Procurei sempre guiar minha consciência pela retidão da ética e da cordura com base na moral, tendente ao bem comum. E por isso sempre orientei meu subjetivo no princípio de Ruy Barbosa, da Oração aos Moços, de 1923, que a igualdade consiste em tratar igualmente aos iguais e desigualmente aos desiguais, porém, estes, na medida em que se desigualam, procurando sempre defender o regime democrático, dando oportunidade iguais para todos. Sempre procurei proteger as minorias, os negros, os homossexuais, os despossuidos, os migrantes, os indios, (os chamados  "bugres") de forma silenciosa, sem alarde e despachando com fraternidade no processo, sem  estrépito e jamais indo para a mídia e nunca dei entrevista sobre os processos que cabiam a mim julgar, nem antes, nem durante e nem depois do processo.  Tudo estava no processo, como ainda está. Basta ir aos arquivos judiciais e tirar cópias do meu trabalho, das minhas sentenças, em primeiro grau e dos meus Acórdãos, em segundo grau.. 


Nério "dos Mondadori" Letti. 

Nenhum comentário: