sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O HERÓI DA DILMA

João Eichbaum

Antigamente a gente dizia: sabem a última do papagaio? Agora mudou. A pergunta que se faz todos os dias neste país, hoje em dia, é a seguinte: sabem a última da Dilma?

Transformada em Presidente da República graças a um semi-alfabetizado palrapatão, que representa, à altura, a massa ignara, os preguiçosos, os que só querem direitos sem deveres, os incompetentes e os sequiosos de poder, a Dilma não poderia sair melhor do que o seu criador.

Se uma criatura não sabe falar, como é que iria saber governar? A ação, como a fala, depende do bom funcionamento do cérebro. Se uma parte do cérebro não funciona bem, melhor não se pode esperar de outra parte. Pois, sabem a última da Dilma? Inscreveu o nome do Brizola no livro dos “Heróis do Brasil”.

O sujeito nunca trabalhou na vida, só fez politicalha e conversa fiada, agrediu à traição um repórter, casou com uma mulher rica, e desbaratou,por incompetência, toda a fortuna dela, fugiu covardemente quando os militares assumiram o poder no Brasil, e deixou duas pensões de governador para uma amante. São esses os feitos heroicos que levaram Dilma a proclamar Leonel Brizola como herói.

A hora política é própria para escolher “heróis” dessa estirpe. O país está à deriva, a economia em frangalhos, a inflação toma corpo, o emprego desaparece, corrupto é o único adjetivo que qualifica o substantivo político. Nesse quadro, como nada de melhor Dilma pode fazer pelo Brasil, seu cérebro de passarinho soprou-lhe essa ideia. E não deixa de haver coerência. Um país como este, só pode gerar “heróis” tipo Brizola.


Um comentário:

Gigi disse...

Prezado cronista, acho que até pensei na linha aqui desenvolvida, mas, por um lado, eu não saberia escrever assim, por outro, vejo tantos amigos, a quem prezo, acharem que o fulano foi mesmo um herói, que eu teria certo constrangimento em dizer o que penso. Cá entre nós, concordo com o cronista João Eichbaum.