quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O NÉRIO SABE DAS COISAS

Eu penso que quando Unistalda se emancipou de Santiago deve ter apanhado um pedaço de terra de Itaqui, pois, de Itaqui até a dita urna de Unistalda distavam 140 Km. de estradinha de terra, passando por Maçambará ( antiga Vila Recreio) onde pontificava o Bollicho do Seu Candinho cantado numa música célebre do Telmo de Lima de Freitas, policial federal de Uruguaiana com quem fiz amizade. Alkiás eu como Jjuiz de Itaqui e às vezes substituindo na distante Uruguaiana  ( 110 Km _) vi e assist[í, de perto, o Enrique de Freitas Lima  ( Ico Freitas Lima, grande Promotor de Justiça) e o Colmar Duarte e o Mario Barbará e outros que não lembro fundar a Califórnia da Canção Nativa e se não me engano a primeira foi em 1970 ou 1971. Mas eu não era campeiro nem gaúcho, Eu era italiano de Antonio Prado mas vibrava com aquilo tudo e tinha especial admiração pelo homem do campo, pilchado, ja em decadência.

Eu residia em Itaqui e já tinha os três filhos pequenos lecionava em Itaqui, e tinha todo o dia tomado, pelas audiências e trabalhando à noite, dando sentenças. Construção da casa da AJURIS e mudança do Forum, da velha casa do Seu Jaime Masgrau, onde o Forum ocupou com a residência do Juiz, nos fundos, por mais de cem anos. Quem mudou o Forum, para a Receita Federal, provisoriamente, fui eu, ajudado pelos presos e pela Prefeitura, Saimos numa sexta-feira da velha casa e fomos para o prédio da Receita Federal, na segunda-feira, funcionando o Forum normalmente,  numa boa. Que gente ótima e dedicada. 

Que lembrança guardo de Itaqui de saudade fraterna. Depois, na esquina da frente da velha casa construiram o Forum Novo. Na Av. Independência, ao lado do Hotel do Seu Biasi,  E agora, construiram outro Forum, um edificio de cinco andares na rua Dr. João Siznando Dubal Goulart, na minha época, meu amigo, grande amigo, notável médico, e hoje já é nome de rua, no centro,. atrás da Prefeitura e do famoso Theatro Prezewodowski. Tudo passa. E ligeiro.

Nério “dei Mondadori” Letti




Nenhum comentário: